Projeção: novo Puma deve ser o SUV elétrico mais barato da Ford
Modelo já foi flagrado em testes e deve ser alternativa com preço menor aos Capri, Explorer e Mustang Mach-E
O primeiro Ford Puma elétrico está cada vez mais próximo. Até o final de 2024, a fabricante estadunidense lançará na Europa a versão movida a bateria de seu bem-sucedido crossover, um dos mais vendidos (na versão micro-híbrida) no Velho Continente.
Esse é um modelo extremamente importante para a marca, que se encaixará em uma categoria bastante competitiva e concorrida, com rivais como o Jeep Avenger, o smart #1 e o Volvo EX30. Enquanto esperamos para vê-lo ao vivo, veja como ele pode se parecer.
O estilo
Nossa reconstrução gráfica se baseia em fotos de espionagem coletadas nos últimos meses. Com base na plataforma Gen-E, as linhas do crossover da Ford não mudarão muito em comparação com o modelo com motor a combustão, embora haja algumas mudanças estéticas que tornarão a versão elétrica imediatamente reconhecível.
Ford Puma EV, renderizado por Motor1.com
Em primeiro lugar, a parte dianteira terá uma grade "completa", típica de carros movidos a bateria, para melhorara aerodinâmica o máximo possível. A presença de gráficos específicos para os faróis dianteiros e traseiros também não pode ser descartada, enquanto os para-choques serão remodelados para lidar com o fluxo de ar e o resfriamento dos freios e da bateria localizada no assoalho de forma diferente.
Haverá também novas rodas de liga leve, enquanto a bordo poderemos encontrar instrumentação específica. A esse respeito, lembramos que o Puma atual adota um painel de instrumentos de 12,8" polegadas e uma tela de multimídia de 12".
Primeiras informações sobre o motor
A Ford ainda não revelou detalhes sobre o trem de força ou o desempenho do Puma elétrico. No entanto, de acordo com os primeiros rumores, o crossover poderia ser equipado com a mesma unidade de 136 cv já usada no eixo dianteiro do furgão E-Transit Courier.
As versões mais potentes, por outro lado, poderiam usar um motor de 215 cv e uma configuração de motor duplo de mais de 265 cv, sendo esta última usada nos furgões europeus E-Transit Custom e no E-Transit.
Ford Puma elétrico, fotos de espionagem
A bateria poderia ser de 50 ou 60 kWh, enquanto a autonomia poderia ser de cerca de 400-450 km, em linha com a média do segmento. O fabricante americano confirmou que o Ford Puma elétrico suportará carregamento rápido de corrente contínua de até 100 kW. E o preço? Considerando a lista de preços da versão com motor térmico, o elétrico deve ser um pouco mais caro, provavelmente entre 38.000 e 40.000 euros (entre R$ 229,4 mil e R$ 241,5 mil).
Vale lembrar que a Ford vende apenas dois modelos elétricos no Brasil. O furgão E-Transit e o SUV Mustang Mach-E, que parte de R$ 486.000. A opção de eletrificação mais em conta da marca em nosso mercado é a picape híbrida Maverick Hybrid, que custa R$ 239.500.
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