Depois do lançamento em países como Brasil e México, a Renault dá continuidade à estratégia de internacionalização do Kardian com estreia oficial na Argentina. No país vizinho, o objetivo comercial da marca é a mesmo dos demais mercados e consiste em posicionar o crossover no chamado segmento B, fazendo a ponte entre o Stepway e o Duster. Tanto lá quanto aqui, Fiat Pulse e Volkswagen Nivus são os principais rivais.
Mesmo produzido no Brasil, o Kardian chega à Argentina com diferenças na comparação com o modelo vendido aqui. É o caso da oferta do motor 1.6 SCe aspirado de 115 cv associado ao câmbio manual de 5 marchas. O conjunto equipa a versão de entrada Evolution, mas foi dispensado pela Renault brasileira. Já nas demais configurações, o motor 1.0 TCe 1.0 12v três cilindros turbo é o mesmo disponível por aqui, sempre acoplado à transmissão automatizada de 6 marchas.
A única diferença fica por conta da calibração, já que lá o bloco está ajustado para consumir apenas gasolina. Com isso, rende 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Já no Brasil, onde é flex, o mesmo motor entrega 125 cv de potência e 22,4 kgfm de força. O câmbio não muda: dupla embreagem, banhado a óleo e que pode ser operado por borboletas atrás do volante no modo manual. É fabricado na China pela Magna (conhecida fornecedora canadense de componentes).
Baseado na plataforma modular RGMP, o Kardian mede 4,11 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Na Argentina, todas as versões oferecem de série 6 airbags, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, luzes de LED e tela multimídia de 8 polegadas. As variantes mais caras adicionam rodas de 17 polegadas, freio de estacionamento eletrônico, partida sem chave, carregamento sem fio para celulares e outros.
A gama na Argentina é composta pelas versões Evolution 1.6 SCe MT, Evolution 1.0 TCe AT6, Techno 1.0 TCe AT6 e Premiere Edition 1.0 TCe AT6. Os preços variam de 25.800.000 a 29.950.000 pesos (algo como R$ 150.000 e R$ 175.000 numa conversão direta pelo câmbio oficial do país).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Renault Kardian sobe de preço de novo à espera de versão manual
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro