A Toyota tem gerado bastante expectativa em torno da nova geração de motores a combustão que lançará em 2026 e detalhes específicos sobre os inéditos propulsores aos poucos começam a se tornar conhecidos. É o caso do aguardado 2.0 turbo, que vem sendo tratado como a jóia da coroa do projeto. Segundo fontes, o bloco terá três diferentes níveis de preparação e, no mais afinado deles, promete entregar nada menos que 600 cv de potência.
A informação foi revelada recentemente pela revista Best Car, especializada em antecipar segredos de montadoras do Japão. De acordo com a publicação, o ajuste de 600 cv será destinado ao usado em veículos de corrida ou competição e outras calibrações estarão disponíveis para modelos convencionais. Neste caso, fala-se em versões com 300 cv e 40,8 kgfm de torque ou 400 cv e 56 kgfm de força.
Nas calibrações de 300 cv e 400 cv, o novo 2.0 turbo deverá ser usado especialmente pelas novas gerações dos esportivos MR2 e Celica. Ambas já estão em desenvolvimento e chegarão ao mercado dentro da estratégia da Toyota de lançar carros 'divertidos de dirigir' e com estilo de condução voltado para clientes entusiastas. O propulsor trabalhará em conjunto com o sistema de tração integral GR-Four da divisão Gazoo Racing.
Desenvolvida em parceria com a também japonesas Mazda e Subaru, a nova geração de motores a combustão da Toyota promete gerar avanços importantes em termos de construção e eficiência. Os propulsores estão sendo desenvolvidos dentro da abordagem multi-vias da marca (descentralizada em relação à eletrificação total) e chegarão ao mercado com a missão de manter powertrains a combustão vivos por mais alguns bons anos.
A Toyota diz que os novos motores funcionarão tanto com combustíveis fósseis habituais (gasolina e diesel) quanto com combustíveis neutros em carbono, incluindo hidrogênio líquido, combustíveis sintético e biocombustíveis (etanol). Todos estão sendo desenvolvidos principalmente para aplicação em conjuntos híbridos, já que a tecnologia é a principal aposta da Toyota para os próximos anos (mais até do que a eletrificação total incentivada por outras montadoras).
O 2.0 turbo em questão está sendo pensado para suceder o 2.4 turbo usado em alguns modelos hoje. Será cerca de 10% menor, significativamente mais potente e até 30% mais eficiente. A família terá ainda um 1.5 de aspiração natural e uma versão turbo do mesmo 1.5 aproximadamente 30% mais eficiente do que os 2.5 aspirados usados atualmente. Os três são do tipo quatro-cilindros em linha. A Toyota nutre bastante expectativa em torno das novidades e fala em 'virada de jogo' para a indústria.
Fonte: Best Car
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida