De acordo com os números oficiais da Fenabrave, o segmento de picapes fechou o mês de julho com forte evolução. Somadas as representantes de todas as categorias, foram emplacadas no mês passado 43.553 unidades – 19,16% de todos os veículos registrados no país (227.300) -, quase 25% acima de julho de 2023 (34.964) e 28% a mais do que em junho (34.062).
O ótimo desempenho tem relação direta com a Strada. Com 14.192 unidades, praticamente 37% a mais do que há um ano e quase 90% em relação ao mês anterior, a picape pequena da Fiat teve o seu resultado mais forte desde setembro de 2014 (14.225) e vendeu três vezes mais do que a rival VW Saveiro (4.385).
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FIAT STRADA |
70792 |
14192 |
7551 |
10386 |
76,40% |
70,35% |
87,95% |
36,65% |
2º |
VW SAVEIRO |
28862 |
4385 |
3182 |
5337 |
23,60% |
29,65% |
37,81% |
-17,84% |
99654 |
18577 |
10733 |
15723 |
100,00% |
100,00% |
73,08% |
18,15% |
Entre os modelos intermediários, a Fiat Toro (5.647) conquistou quase 50% de participação de mercado graças ao seu resultado mais expressivo desde novembro de 2021 (5.918). Em queda de quase 20%, por pouco a Chevrolet Montana (2.370) não perde o 2º lugar para uma Ram Rampage (2.136) em seu melhor momento em 2024. Atrás da Renault Oroch (1.081), a Ford Maverick superou as 300 unidades pela 2ª vez seguida (309).
Picapes Intermediárias |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
FIAT TORO |
28853 |
5647 |
4780 |
4131 |
48,92% |
46,50% |
18,14% |
36,70% |
2º |
CHEVROLET MONTANA |
15374 |
2370 |
2349 |
2948 |
20,53% |
22,85% |
0,89% |
-19,61% |
3º |
RAM RAMPAGE |
13510 |
2136 |
1967 |
15 |
18,50% |
19,13% |
8,59% |
14140,00% |
4º |
RENAULT OROCH |
7309 |
1081 |
861 |
1360 |
9,36% |
8,38% |
25,55% |
-20,51% |
5º |
FORD MAVERICK |
1746 |
309 |
323 |
193 |
2,68% |
3,14% |
-4,33% |
60,10% |
66792 |
11543 |
10280 |
8647 |
100,00% |
100,00% |
12,29% |
33,49% |
Já entre as picapes médias, a Hilux sobrou: com 4.758 unidades, a Toyota abriu mais de 2 mil unidades de vantagem sobre a Ford Ranger (2.685), mesmo esta última crescendo quase 140% nos últimos doze meses – vale ressaltar, em junho a diferença entre as duas havia sido inferior a 900 unidades.
Com o crescimento mais modesto num mês em que todas as picapes da categoria tiveram avanços (+2,9%), a Chevrolet S10 (1.993) completou o pódio. Ainda sem conseguir emplacar pelo menos mil unidades mensais, a novata Fiat Titano (714) por pouco não foi superada por uma VW Amarok (707) às vésperas de uma reestilização.
Picapes Médias |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA HILUX |
27047 |
4758 |
3895 |
4354 |
37,39% |
32,28% |
22,16% |
9,28% |
2º |
FORD RANGER |
15452 |
2685 |
3026 |
1131 |
21,10% |
25,08% |
-11,27% |
137,40% |
3º |
CHEVROLET S10 |
14353 |
1993 |
2197 |
1936 |
15,66% |
18,21% |
-9,29% |
2,94% |
4º |
MITSUBISHI L200 |
6571 |
1066 |
782 |
964 |
8,38% |
6,48% |
36,32% |
10,58% |
5º |
NISSAN FRONTIER |
6126 |
801 |
788 |
748 |
6,30% |
6,53% |
1,65% |
7,09% |
6º |
FIAT TITANO |
1744 |
714 |
677 |
0 |
5,61% |
5,61% |
5,47% |
- |
7º |
VW AMAROK |
3105 |
707 |
702 |
466 |
5,56% |
5,82% |
0,71% |
51,72% |
74398 |
12724 |
12067 |
9599 |
100,00% |
100,00% |
5,44% |
32,56% |
Assim como em junho, a RAM emplacou as quatro primeiras colocadas entre as picapes grandes, mas apenas a líder 2500 (210) com evolução frente a 2023. “Primeira do resto”, a Chevrolet Silverado (69) teve resultado similar ao de junho e com grande vantagem sobre a arquirrival Ford F150 (18), que teve seu mês mais fraco desde janeiro (17).
Picapes Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
RAM 2500 |
947 |
210 |
189 |
168 |
29,62% |
19,25% |
11,11% |
25,00% |
2º |
RAM 1500 |
973 |
149 |
265 |
204 |
21,02% |
26,99% |
-43,77% |
-26,96% |
3º |
RAM 3500 |
996 |
138 |
169 |
165 |
19,46% |
17,21% |
-18,34% |
-16,36% |
4º |
RAM CLASSIC |
1059 |
122 |
246 |
184 |
17,21% |
25,05% |
-50,41% |
-33,70% |
5º |
CHEVROLET SILVERADO |
920 |
69 |
68 |
2 |
9,73% |
6,92% |
1,47% |
3350,00% |
6º |
FORD F150 |
276 |
18 |
41 |
249 |
2,54% |
4,18% |
-56,10% |
-92,77% |
7º |
GMC SIERRA |
7 |
1 |
2 |
1 |
0,14% |
0,20% |
-50,00% |
0,00% |
8º |
JEEP GLADIATOR |
330 |
1 |
2 |
22 |
0,14% |
0,20% |
-50,00% |
-95,45% |
9º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,14% |
0,00% |
- |
- |
5509 |
709 |
982 |
995 |
100,00% |
100,00% |
-27,80% |
-28,74% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro