As vendas diretas responderam por 47,7% dos 227.300 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em julho, de acordo com os números oficiais da Fenabrave. A Fiat, com 30,25%, liderou pelo 12º mês consecutivo entre as montadoras, com Volkswagen (20,92%), Chevrolet (10,12%), Hyundai (7,47%) e Toyota (6,75%) completando as cinco primeiras posições.
Com quase 2/3 de todas as suas unidades registradas na modalidade, o VW Polo (8.283), seguido pelos Fiat Argo (6.217) e Mobi (5.638) comandou um pódio exclusivo de hatches – o segmento, vale destacar, teve outros três representantes entre os dez primeiros: o Hyundai HB20 (4.006) em 5º, o Renault Kwid (2.881) em 6º e o Chevrolet Onix (2.790) em 7º.
VW T-Cross Highline 250TSI 2025
Dominantes no varejo, os SUVs/crossovers tiveram o VW T-Cross (4.298), o Nissan Kicks (2.714) e o VW Nivus (2.547) entre os primeiros colocados. Na nona colocação, o Chevrolet Onix Plus (2.592) novamente foi o único sedã no top 10. Com 1.438 unidades, o GWM Haval H6 ficou à frente do Toyota Corolla Cross (1.299). Discretos, Peugeot 208 e Citroën C3 tiveram um empate técnico (828 x 823).
Caoa Chery Tiggo 7
Ao contrário de junho, quando apenas um modelo teve menos de 10% de vendas fora do varejo, desta vez tivemos cinco representantes: Honda HR-V (362), Toyota SW4 (141), Caoa Chery Tiggo 7 (136), Honda City Hatch (129) e BYD Song Plus (105). Em situação oposta, todos os modelos da Volvo no top 50 registraram todas as suas unidades na modalidade: EX30 (317), XC60 (256) e XC90 (119).
Vendas diretas em julho: carros de passeio
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | JUL.24 (A) |
1º | VW POLO | 8.283 | 66,04% | 12.543 |
2º | FIAT ARGO | 6.217 | 71,76% | 8.663 |
3º | FIAT MOBI | 5.638 | 82,83% | 6.807 |
4º | VW T-CROSS | 4.298 | 52,51% | 8.185 |
5º | HYUNDAI HB20 | 4.006 | 55,42% | 7.228 |
6º | RENAULT KWID | 2.881 | 81,85% | 3.520 |
7º | CHEVROLET ONIX | 2.790 | 37,59% | 7.423 |
8º | NISSAN KICKS | 2.714 | 46,64% | 5.819 |
9º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.592 | 53,29% | 4.864 |
10º | VW NIVUS | 2.547 | 45,73% | 5.570 |
11º | JEEP RENEGADE | 2.163 | 37,51% | 5.766 |
12º | FIAT FASTBACK | 2.130 | 37,69% | 5.651 |
13º | HYUNDAI CRETA | 2.085 | 28,64% | 7.281 |
14º | HYUNDAI HB20S | 1.974 | 64,76% | 3.048 |
15º | JEEP COMPASS | 1.825 | 38,60% | 4.728 |
16º | VW VIRTUS | 1.707 | 58,74% | 2.906 |
17º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.690 | 73,77% | 2.291 |
18º | CHEVROLET TRACKER | 1.542 | 24,13% | 6.391 |
19º | CHEVROLET SPIN | 1.506 | 63,54% | 2.370 |
20º | FIAT PULSE | 1.497 | 40,88% | 3.662 |
21º | GWM HAVAL H6 | 1.438 | 51,62% | 2.786 |
22º | TOYOTA COROLLA CROSS | 1.299 | 26,79% | 4.848 |
23º | FIAT CRONOS | 1.166 | 44,79% | 2.603 |
24º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.140 | 40,44% | 2.819 |
25º | TOYOTA COROLLA | 1.042 | 29,77% | 3.500 |
26º | VW TAOS | 1.026 | 49,42% | 2.076 |
27º | NISSAN VERSA | 886 | 66,77% | 1.327 |
28º | PEUGEOT 208 | 828 | 34,92% | 2.371 |
29º | CITROËN C3 | 823 | 38,99% | 2.111 |
30º | JEEP COMMANDER | 798 | 47,05% | 1.696 |
31º | RENAULT LOGAN | 642 | 99,69% | 644 |
32º | RENAULT DUSTER | 555 | 40,54% | 1.369 |
33º | RENAULT KARDIAN | 520 | 21,97% | 2.367 |
34º | NISSAN SENTRA | 421 | 57,83% | 728 |
35º | HONDA HR-V | 362 | 7,81% | 4.635 |
36º | RENAULT SANDERO | 342 | 79,17% | 432 |
37º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 322 | 21,47% | 1.500 |
38º | VOLVO EX30 | 317 | 100,00% | 317 |
39º | VOLVO XC60 | 256 | 100,00% | 256 |
40º | FORD TERRITORY | 254 | 50,00% | 508 |
41º | MITSUBISHI PAJERO | 236 | 68,41% | 345 |
42º | HONDA CITY | 228 | 13,40% | 1.701 |
43º | TOYOTA SW4 | 141 | 9,34% | 1.510 |
44º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 136 | 3,92% | 3.471 |
45º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 130 | 75,14% | 173 |
46º | HONDA CITY HATCH | 129 | 8,11% | 1.590 |
47º | VOLVO XC90 | 119 | 100,00% | 119 |
48º | CHEVROLET EQUINOX | 114 | 33,83% | 337 |
49º | BYD SONG PLUS | 105 | 4,91% | 2.139 |
50º | CITROËN C3 AIRCROSS | 103 | 11,15% | 924 |
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada (10.013), campeã geral de vendas diretas, emplacou mais do que o dobro da VW Saveiro (4.068) – esta, com quase 93% de seus registros sem depender do varejo – e aproximadamente três vezes mais do que a Fiat Toro (3.418), terceira. Como curiosidade, a Ford Ranger (1.044) teve menor participação na modalidade do que a Toyota Hilux (2.002), algo incomum nos últimos anos.
Vendas diretas em julho: veículos comerciais
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | JUL.24 (A) |
1º | FIAT STRADA | 10.013 | 70,55% | 14.192 |
2º | VW SAVEIRO | 4.068 | 92,77% | 4.385 |
3º | FIAT TORO | 3.418 | 60,53% | 5.647 |
4º | TOYOTA HILUX | 2.002 | 42,06% | 4.760 |
5º | FIAT FIORINO | 1.660 | 87,41% | 1.899 |
6º | CHEVROLET S10 | 1.393 | 69,89% | 1.993 |
7º | FORD RANGER | 1.044 | 38,88% | 2.685 |
8º | RAM RAMPAGE | 1.025 | 47,99% | 2.136 |
9º | RENAULT OROCH | 939 | 86,86% | 1.081 |
10º | CHEVROLET MONTANA | 878 | 37,05% | 2.370 |
11º | NISSAN FRONTIER | 701 | 87,52% | 801 |
12º | VW AMAROK | 697 | 98,59% | 707 |
13º | RENAULT MASTER | 686 | 78,49% | 874 |
14º | MITSUBISHI L200 | 588 | 55,16% | 1.066 |
15º | FIAT TITANO | 524 | 73,39% | 714 |
16º | FIAT SCUDO | 423 | 89,81% | 471 |
17º | RENAULT KANGOO | 249 | 100,00% | 249 |
18º | FORD TRANSIT | 238 | 75,08% | 317 |
19º | RAM 2500 | 167 | 79,52% | 210 |
20º | FIAT DUCATO | 117 | 75,00% | 156 |
21º | FORD MAVERICK | 75 | 24,27% | 309 |
22º | RAM 3500 | 74 | 53,62% | 138 |
23º | VW / MAN EXPRESS | 55 | 34,59% | 159 |
24º | PEUGEOT EXPERT | 40 | 26,85% | 149 |
25º | HYUNDAI HR | 33 | 14,47% | 228 |
26º | PEUGEOT PARTNER | 30 | 53,57% | 56 |
27º | RAM 1500 | 29 | 19,46% | 149 |
28º | CITROËN JUMPY | 22 | 20,18% | 109 |
29º | RAM CLASSIC | 22 | 18,03% | 122 |
30º | PEUGEOT BOXER | 14 | 70,00% | 20 |
31º | CHEVROLET SILVERADO | 8 | 11,59% | 69 |
32º | CITROËN JUMPER | 4 | 66,67% | 6 |
33º | KIA K2500 | 3 | 1,03% | 291 |
34º | RENAULT KWID | 3 | 100,00% | 3 |
35º | RENAULT KANGOO E-TECH | 2 | 100,00% | 2 |