Responsável por 52,3% dos 227.300 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em julho, o varejo teve novamente a Fiat como líder entre as montadoras, com 14,87% de participação de mercado. Com diferença menor do que a registrada em junho, Chevrolet (12,70%) e Volkswagen (11,96%) vieram na sequência, com a Toyota (10,57%) e a Hyundai (8,16%) completando as cinco primeiras posições.
No ranking de automóveis, mais um mês de domínio dos SUVs / crossovers, desta vez com oito representantes entre os dez primeiros. Repetindo a posição de honra do mês anterior, o Hyundai Creta (5.196) foi seguido de perto pelo Chevrolet Tracker (4.849). O Onix, com 4.633 unidades, foi o terceiro – além do hatch da Chevrolet, apenas o VW Polo (4.260) em 5º impossibilitou os 100% de preferência pelos SUVs.
Terceiro em junho, o Honda HR-V (4.273) teve mais de 90% de suas unidades sem depender de vendas diretas. O grande destaque ficou por conta da 1ª participação no top 10 do Caoa Chery Tiggo 7 (3.335), com mais de 96% de seus registros na modalidade. Os BYD Dolphin Mini (1.471) e Dolphin (1.450) e o BMW 320i (328) foram além, acima dos 98% de representatividade.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUL.24 (A) |
1º | HYUNDAI CRETA | 5.196 | 71,36% | 7.281 |
2º | CHEVROLET TRACKER | 4.849 | 75,87% | 6.391 |
3º | CHEVROLET ONIX | 4.633 | 62,41% | 7.423 |
4º | HONDA HR-V | 4.273 | 92,19% | 4.635 |
5º | VW POLO | 4.260 | 33,96% | 12.543 |
6º | VW T-CROSS | 3.887 | 47,49% | 8.185 |
7º | JEEP RENEGADE | 3.603 | 62,49% | 5.766 |
8º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3.549 | 73,21% | 4.848 |
9º | FIAT FASTBACK | 3.521 | 62,31% | 5.651 |
10º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 3.335 | 96,08% | 3.471 |
11º | HYUNDAI HB20 | 3.222 | 44,58% | 7.228 |
12º | NISSAN KICKS | 3.105 | 53,36% | 5.819 |
13º | VW NIVUS | 3.023 | 54,27% | 5.570 |
14º | JEEP COMPASS | 2.903 | 61,40% | 4.728 |
15º | TOYOTA COROLLA | 2.458 | 70,23% | 3.500 |
16º | FIAT ARGO | 2.446 | 28,24% | 8.663 |
17º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.272 | 46,71% | 4.864 |
18º | FIAT PULSE | 2.165 | 59,12% | 3.662 |
19º | BYD SONG PLUS | 2.034 | 95,09% | 2.139 |
20º | RENAULT KARDIAN | 1.847 | 78,03% | 2.367 |
21º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.679 | 59,56% | 2.819 |
22º | PEUGEOT 208 | 1.543 | 65,08% | 2.371 |
23º | HONDA CITY | 1.473 | 86,60% | 1.701 |
24º | BYD DOLPHIN MINI | 1.471 | 98,86% | 1.488 |
25º | HONDA CITY HATCH | 1.461 | 91,89% | 1.590 |
26º | BYD DOLPHIN | 1.450 | 98,84% | 1.467 |
27º | FIAT CRONOS | 1.437 | 55,21% | 2.603 |
28º | TOYOTA SW4 | 1.369 | 90,66% | 1.510 |
29º | GWM HAVAL H6 | 1.348 | 48,38% | 2.786 |
30º | CITROËN C3 | 1.288 | 61,01% | 2.111 |
31º | VW VIRTUS | 1.199 | 41,26% | 2.906 |
32º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 1.178 | 78,53% | 1.500 |
33º | FIAT MOBI | 1.169 | 17,17% | 6.807 |
34º | HYUNDAI HB20S | 1.074 | 35,24% | 3.048 |
35º | VW TAOS | 1.050 | 50,58% | 2.076 |
36º | JEEP COMMANDER | 898 | 52,95% | 1.696 |
37º | CHEVROLET SPIN | 864 | 36,46% | 2.370 |
38º | CITROËN C3 AIRCROSS | 821 | 88,85% | 924 |
39º | RENAULT DUSTER | 814 | 59,46% | 1.369 |
40º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 745 | 89,01% | 837 |
41º | RENAULT KWID | 639 | 18,15% | 3.520 |
42º | TOYOTA YARIS SEDAN | 601 | 26,23% | 2.291 |
43º | BYD KING | 534 | 90,05% | 593 |
44º | NISSAN VERSA | 441 | 33,23% | 1.327 |
45º | BMW X1 | 395 | 95,18% | 415 |
46º | GWM ORA 03 | 362 | 90,95% | 398 |
47º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 329 | 92,42% | 356 |
48º | BMW 320i | 328 | 98,80% | 332 |
49º | NISSAN SENTRA | 307 | 42,17% | 728 |
50º | FORD TERRITORY | 254 | 50,00% | 508 |
Entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (2.758) impediu uma nova dobradinha da Fiat com Strada (4.179) em 1º e Toro (2.229) em 3º. A Ford Ranger (1.641) repetiu o 4º lugar de junho, mas desta vez mais distante da Hilux. Nona, a VW Saveiro (317) teve mais de 98% de seus registros fora do varejo.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUL.24 (A) |
1º | FIAT STRADA | 4.179 | 29,45% | 14.192 |
2º | TOYOTA HILUX | 2.758 | 57,94% | 4.760 |
3º | FIAT TORO | 2.229 | 39,47% | 5.647 |
4º | FORD RANGER | 1.641 | 61,12% | 2.685 |
5º | CHEVROLET MONTANA | 1.492 | 62,95% | 2.370 |
6º | RAM RAMPAGE | 1.111 | 52,01% | 2.136 |
7º | CHEVROLET S10 | 600 | 30,11% | 1.993 |
8º | MITSUBISHI L200 | 478 | 44,84% | 1.066 |
9º | VW SAVEIRO | 317 | 7,23% | 4.385 |
10º | KIA K2500 | 288 | 98,97% | 291 |
11º | FIAT FIORINO | 239 | 12,59% | 1.899 |
12º | FORD MAVERICK | 234 | 75,73% | 309 |
13º | HYUNDAI HR | 195 | 85,53% | 228 |
14º | FIAT TITANO | 190 | 26,61% | 714 |
15º | RENAULT MASTER | 188 | 21,51% | 874 |
16º | IVECO DAILY | 175 | 100,00% | 175 |
17º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 174 | 100,00% | 174 |
18º | RENAULT OROCH | 142 | 13,14% | 1.081 |
19º | RAM 1500 | 120 | 80,54% | 149 |
20º | PEUGEOT EXPERT | 109 | 73,15% | 149 |
21º | VW / MAN EXPRESS | 104 | 65,41% | 159 |
22º | IVECO DAILY 30-130 | 102 | 100,00% | 102 |
23º | EFFA V21 | 101 | 100,00% | 101 |
24º | NISSAN FRONTIER | 100 | 12,48% | 801 |
25º | RAM CLASSIC | 100 | 81,97% | 122 |
26º | CITROËN JUMPY | 87 | 79,82% | 109 |
27º | FORD TRANSIT | 79 | 24,92% | 317 |
28º | RAM 3500 | 64 | 46,38% | 138 |
29º | CHEVROLET SILVERADO | 61 | 88,41% | 69 |
30º | FIAT SCUDO | 48 | 10,19% | 471 |
31º | EFFA V22 | 45 | 100,00% | 45 |
32º | RAM 2500 | 43 | 20,48% | 210 |
33º | FIAT DUCATO | 39 | 25,00% | 156 |
34º | IVECO DAILY 35-180 | 28 | 100,00% | 28 |
35º | PEUGEOT PARTNER | 26 | 46,43% | 56 |
36º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 | 24 | 100,00% | 24 |
37º | FORD F150 | 18 | 100,00% | 18 |
38º | JAC EJV5.5 | 16 | 100,00% | 16 |
39º | VW KOMBI | 12 | 100,00% | 12 |
40º | VW AMAROK | 10 | 1,41% | 707 |
41º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 | 7 | 100,00% | 7 |
42º | EFFA V25 | 6 | 100,00% | 6 |
43º | PEUGEOT BOXER | 6 | 30,00% | 20 |
44º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 5 | 100,00% | 5 |
45º | ARROW ONE | 3 | 100,00% | 3 |
46º | CITROËN JUMPER | 2 | 33,33% | 6 |
47º | WILLYS OVERLAND | 2 | 100,00% | 2 |
48º | FORD F100 | 1 | 100,00% | 1 |
49º | GMC SIERRA | 1 | 100,00% | 1 |
50º | HITECH ECOCARGO | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave