Fechada em 2021 após decisão da Ford de encerrar a produção do jipão T4, a antiga fábrica da Troller em Horizonte (CE) voltará à ativa em futuro breve pelas mãos da Comexport. A empresa, atuante há vários anos no setor de comércio exterior, lidera projeto que envolve R$ 400 milhões em investimentos e prevê a montagem na unidade de pelo menos 6 veículos. A identidade dos modelos ainda é secreta, mas é certo que serão elétricos e híbridos.

De acordo com o governo do Ceará, o complexo iniciará as atividades baseado em um modelo inédito de planta automotiva no Brasil: do tipo multimarcas. Nesse sentido, serão produzidos veículos por encomenda de terceiros e de diferentes empresas. Dessa forma, fabricantes que não necessitam da estrutura completa de uma fábrica grande poderão usar uma ou mais linhas de montagem em planta já existente.

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A produção dos primeiros veículos está programada para acontecer no primeiro semestre de 2025. Para a primeira fase do projeto, a previsão é montar 40.000 unidades por ano. O governo do Estado adianta que possui acordos firmados para a produção de 6 modelos de veículos eletrificados de 'três importantes marcas mundiais'. Demais detalhes, como identidades das empresas, não foram divulgados.

“Já tivemos visitas dos parceiros, visitando a fábrica e olhando os terrenos que interessam às empresas para a produção dos veículos. Esse projeto implica em um cronograma para que as peças também sejam produzidas no Brasil, e em grande parte produzidas no Ceará. Queremos transformar essa área num grande polo automobilístico do País”, afirmou o governador Elmano de Freitas (PT).

A tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis

A 'área' a que se refere o governador é o imóvel de quase 12 hectares localizado no Km 37 da rodovia federal BR 116, em Horizonte. A localização é considerada estratégica e deverá facilitar o desenvolvimento da cadeia produtiva e a distribuição dos veículos produzidos. A estrutura, até então de controle da Ford, foi desapropriada pelo governo cearense em março.

Ainda de acordo com o governador, o projeto ganhou força com o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O texto estabelece condições para investimentos, criando regras para produção e comercialização de veículos no Brasil com incentivo a veículos do tipo 'nova energia'. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que comanda o ministério, também participou do anúncio.

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