Vamos manter os pés no chão, porque ainda não há nada definido sobre o crossover da Dacia, mas no futuro ele poderia ser um novo modelo para a linha da marca romena. É claro que ele compartilharia a plataforma CMF-B com o Sandero, o Duster e o Jogger, e ficaria no segmento de compactos. 

Ele seria o sucessor espiritual do Logan, agora extinto no mercado europeu, embora com uma estética muito mais atraente e um formato mais alinhado com os gostos atuais. Neste artigo, você pode vê-lo em formato digital, por meio de uma recriação da frente e da traseira. Não, não é o carro "real", mas parece extraordinário, não é?

Dacia crossover
Auto Express

Dacia crossover

Crossover elegante e distinto

Se quiser, vamos dar uma olhada no design desse carro virtual, publicado na Auto Express. Ele apresenta a dianteira corporativa, além de proteção na parte inferior da carroceria, barras de teto, arcos de roda traseiros volumosos e um formato fastback, com uma queda perceptível na linha do teto a partir do pilar C. 

As grandes rodas de liga leve e o spoiler integrado à porta traseira dão um toque esportivo e diferenciado. A fórmula Stepway do Sandero se encaixa nesse carro de baixo custo como uma luva.  

Dacia Duster Coupé 2024

Dacia Duster Coupé 2024

Motores mais ecológicos

Logo acima, você tem outro Dacia hipotético, o Duster Coupé. Se a Renault comercializa com sucesso o Arkana, por que não um SUV cupê da empresa romena? Mas voltando ao crossover, ele seria uma alternativa mais elegante ao Duster e ao Jogger. É verdade que os sedãs não estão na moda, mas esse parece muito interessante. 

Com quais motores ele seria equipado? Faz sentido que, nessa área, a Dacia mantenha a simplicidade e use alguns motores conhecidos de outros modelos, como o 1.0 ECO-G biturbo de 100 cv, que seria um bom motor de entrada, o 1.2 TCe a gasolina de 130 cv com sistema híbrido leve e o trem de força híbrido de 140 cv.

A partir de 20.000 euros

Como em outros modelos da Dacia, deve haver três ou quatro níveis de acabamento, no máximo, começando com o Essential. O equipamento não seria uma revolução, mas seria apenas o suficiente para manter os preços baixos, ou pelo menos próximos, em toda a linha. 

Falando em preços, o que você acha desse crossover a partir de 20.000 euros? Considerando que o Jogger está disponível a partir de 18.640 euros e o Duster a partir de 19.290, esse parece ser um valor bastante justo, sem dúvida. Agora, a bola está na quadra da Dacia e cabe a ela tomar uma atitude. Esperamos que haja novidades em breve. 

Galeria: Novo Dacia Duster ao vivo

Envie seu flagra! flagra@motor1.com