Substituto do Logan será SUV cupê: veja como pode ficar
Projeção mostra como a Dacia pode tratar o modelo que entrará no lugar do sedã de baixo custo europeu
Vamos manter os pés no chão, porque ainda não há nada definido sobre o crossover da Dacia, mas no futuro ele poderia ser um novo modelo para a linha da marca romena. É claro que ele compartilharia a plataforma CMF-B com o Sandero, o Duster e o Jogger, e ficaria no segmento de compactos.
Ele seria o sucessor espiritual do Logan, agora extinto no mercado europeu, embora com uma estética muito mais atraente e um formato mais alinhado com os gostos atuais. Neste artigo, você pode vê-lo em formato digital, por meio de uma recriação da frente e da traseira. Não, não é o carro "real", mas parece extraordinário, não é?
Dacia crossover
Crossover elegante e distinto
Se quiser, vamos dar uma olhada no design desse carro virtual, publicado na Auto Express. Ele apresenta a dianteira corporativa, além de proteção na parte inferior da carroceria, barras de teto, arcos de roda traseiros volumosos e um formato fastback, com uma queda perceptível na linha do teto a partir do pilar C.
As grandes rodas de liga leve e o spoiler integrado à porta traseira dão um toque esportivo e diferenciado. A fórmula Stepway do Sandero se encaixa nesse carro de baixo custo como uma luva.
Dacia Duster Coupé 2024
Motores mais ecológicos
Logo acima, você tem outro Dacia hipotético, o Duster Coupé. Se a Renault comercializa com sucesso o Arkana, por que não um SUV cupê da empresa romena? Mas voltando ao crossover, ele seria uma alternativa mais elegante ao Duster e ao Jogger. É verdade que os sedãs não estão na moda, mas esse parece muito interessante.
Com quais motores ele seria equipado? Faz sentido que, nessa área, a Dacia mantenha a simplicidade e use alguns motores conhecidos de outros modelos, como o 1.0 ECO-G biturbo de 100 cv, que seria um bom motor de entrada, o 1.2 TCe a gasolina de 130 cv com sistema híbrido leve e o trem de força híbrido de 140 cv.
A partir de 20.000 euros
Como em outros modelos da Dacia, deve haver três ou quatro níveis de acabamento, no máximo, começando com o Essential. O equipamento não seria uma revolução, mas seria apenas o suficiente para manter os preços baixos, ou pelo menos próximos, em toda a linha.
Falando em preços, o que você acha desse crossover a partir de 20.000 euros? Considerando que o Jogger está disponível a partir de 18.640 euros e o Duster a partir de 19.290, esse parece ser um valor bastante justo, sem dúvida. Agora, a bola está na quadra da Dacia e cabe a ela tomar uma atitude. Esperamos que haja novidades em breve.
Galeria: Novo Dacia Duster ao vivo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Sandero 2027: projeção mostra o hatch inspirado em Duster e Bigster
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Projeção: "Sanderão" será aposta da marca contra Golf e companhia
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf