As vendas de sedãs registraram retração em julho, de acordo com os números oficiais da Fenabrave. Somando os representantes de todas as categorias, foram emplacadas 26.131 unidades – 11,5% dos 227.300 veículos registrados no país no mês passado -, quase 15% a menos do que há um ano (30.704). Em relação a junho (26.501), a baixa foi bem menor (-1,4%).

Entre os modelos compactos, quase um quarto das vendas foram perdidas nos últimos doze meses. O Chevrolet Onix Plus (4.864) se manteve na liderança, mas com vantagem menor do que a registrada em junho sobre o Hyundai HB20S (3.048). Único entre os cinco primeiros a crescer no período (+6,5%), o VW Virtus (2.906) surgiu no pódio com o seu melhor resultado desde março.

Sedãs Compactos

POS.

MODELO

TOTAL 2024

JUL/24

JUN/24

JUL/23

% JUL 24

% JUN 24

VARIAÇÃO JUL/JUN

VARIAÇÃO 2024/2023

CHEVROLET ONIX PLUS

34771

4864

6538

6411

25,09%

30,73%

-25,60%

-24,13%

HYUNDAI HB20S

17129

3048

3759

4811

15,72%

17,67%

-18,91%

-36,65%

VW VIRTUS

17892

2906

2560

2729

14,99%

12,03%

13,52%

6,49%

FIAT CRONOS

19366

2603

3400

5034

13,43%

15,98%

-23,44%

-48,29%

TOYOTA YARIS SEDAN

12063

2291

2088

2504

11,82%

9,81%

9,72%

-8,51%

HONDA CITY

7901

1701

1343

1060

8,77%

6,31%

26,66%

60,47%

NISSAN VERSA

7278

1327

1275

1085

6,85%

5,99%

4,08%

22,30%

RENAULT LOGAN

2137

644

312

1923

3,32%

1,47%

106,41%

-66,51%

VW VOYAGE

8

1

2

0

0,01%

0,01%

-50,00%

-

 

 

118545

19385

21277

25557

100,00%

100,00%

-8,89%

-24,15%

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

Vice-líder no acumulado de 2024, o Cronos (2.603) perdeu quase a metade dos compradores do ano passado – só nas últimas semanas, o representante da Fiat recuou quase 24%. Atrás do Toyota Yaris Sedan (2.291), Honda City (1.701) e Nissan Versa (1.327) tiveram seus desempenhos mais expressivos desde setembro de 2022 (1.742) e novembro de 2021 (1.913), respectivamente.

Já entre os modelos médios, o Corolla (3.500) manteve uma confortável liderança, mas desta vez com menos de 70% de participação. Com chegada da linha 2025 às lojas, o Nissan Sentra emplacou 728 unidades, seu melhor resultado nesta atual geração. Completando o pódio, o novato BYD King foi o preferido por 593 consumidores em seu 1º mês cheio.

Sedãs Médios

POS.

MODELO

TOTAL 2024

JUL/24

JUN/24

JUL/23

% JUL 24

% JUN 24

VARIAÇÃO JUL/JUN

VARIAÇÃO 2024/2023

TOYOTA COROLLA

20002

3500

3189

3812

66,77%

76,29%

9,75%

-8,18%

NISSAN SENTRA

3260

728

494

275

13,89%

11,82%

47,37%

164,73%

BYD KING

671

593

78

0

11,31%

1,87%

660,26%

-

VW JETTA

1795

245

271

162

4,67%

6,48%

-9,59%

51,23%

HONDA CIVIC

844

146

107

4

2,79%

2,56%

36,45%

3550,00%

CHEVROLET CRUZE

745

27

40

113

0,52%

0,96%

-32,50%

-76,11%

CAOA CHERY ARRIZO 6

25

1

0

58

0,02%

0,00%

-

-98,28%

JAC E-J7

13

1

1

5

0,02%

0,02%

0,00%

-80,00%

KIA CERATO

2

1

0

1

0,02%

0,00%

-

0,00%

 

 

27357

5242

4180

4430

100,00%

100,00%

25,41%

18,33%

Nissan Sentra 2025

Em alta de pouco mais de 50% frente a 2023, o VW Jetta emplacou quase 100 unidades a mais do que o Civic (245 x 146) – vale destacar, este foi o 5º mês seguido com o Honda superando as 100 unidades. Em fim de estoques, o Chevrolet Cruze registrou apenas 27 unidades. Já esquecido pelos consumidores, o Caoa Chery Arrizo 6 (1) dividiu a última posição com o JAC E-J7 (1) e com o Kia Cerato (1), que já não é comercializado oficialmente.

Sedãs Grandes

POS.

MODELO

TOTAL 2024

JUL/24

JUN/24

JUL/23

% JUL 24

% JUN 24

VARIAÇÃO JUL/JUN

VARIAÇÃO 2024/2023

HONDA ACCORD

125

11

15

0

100,00%

100,00%

-26,67%

-

 

 

125

11

15

0

100,00%

100,00%

-26,67%

-

Modelos Premium

Na disputa entre os médios premium, o BMW Série 3 (401) chegou ao 59º mês seguido no topo. A disputa pelo 2º lugar, no entanto, foi acirradíssima, com o BYD Seal vencendo o Mercedes Classe C por apenas uma unidade (221 x 220). Com apenas duas unidades, o BMW Série 2 Gran Coupé foi o lanterna da lista.

Sedãs Médios Premium

POS.

MODELO

TOTAL 2024

JUL/24

JUN/24

JUL/23

% JUL 24

% JUN 24

VARIAÇÃO JUL/JUN

VARIAÇÃO 2024/2023

BMW SÉRIE 3

2699

401

470

350

40,10%

48,65%

-14,68%

14,57%

BYD SEAL

2414

221

283

9

22,10%

29,30%

-21,91%

2355,56%

MERCEDES-BENZ CLASSE C

804

220

65

93

22,00%

6,73%

238,46%

136,56%

MERCEDES-BENZ CLA

376

63

48

16

6,30%

4,97%

31,25%

293,75%

AUDI A5

209

35

38

52

3,50%

3,93%

-7,89%

-32,69%

AUDI A3 SEDAN

241

30

29

71

3,00%

3,00%

3,45%

-57,75%

BMW I4

55

16

11

14

1,60%

1,14%

45,45%

14,29%

AUDI A4

91

12

19

22

1,20%

1,97%

-36,84%

-45,45%

BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ

17

2

3

4

0,20%

0,31%

-33,33%

-50,00%

 

 

6906

1000

966

631

100,00%

100,00%

3,52%

58,48%

BMW 530e 2025

Entre os modelos da faixa de cima, uma novidade: após meses de domínio de modelos da Porsche, o novo BMW Série 5 (33) assumiu a posição de honra com sobras, com o Panamera (16) recuando mais de 50% em 2º e com o Lexus ES (10) fechando o pódio. Os dois representantes elétricos da BMW na categoria, i5 (5) e i7 (4), asseguraram a presença de três modelos da marca alemã no top 5.

Sedãs Grandes Premium

POS.

MODELO

TOTAL 2024

JUL/24

JUN/24

JUL/23

% JUL 24

% JUN 24

VARIAÇÃO JUL/JUN

VARIAÇÃO 2024/2023

BMW SÉRIE 5

40

33

4

9

41,25%

6,35%

725,00%

266,67%

PORSCHE PANAMERA

214

16

28

33

20,00%

44,44%

-42,86%

-51,52%

LEXUS ES

69

10

14

10

12,50%

22,22%

-28,57%

0,00%

BMW I5

21

5

2

0

6,25%

3,17%

150,00%

-

BMW I7

19

4

2

0

5,00%

3,17%

100,00%

-

BYD HAN

31

4

1

7

5,00%

1,59%

300,00%

-42,86%

PORSCHE TAYCAN

73

4

8

23

5,00%

12,70%

-50,00%

-82,61%

MERCEDES-BENZ CLASSE E

16

2

1

2

2,50%

1,59%

100,00%

0,00%

MERCEDES-BENZ CLASSE S

4

1

1

0

1,25%

1,59%

0,00%

-

10º

MERCEDES-BENZ EQS

6

1

2

2

1,25%

3,17%

-50,00%

-50,00%

493

80

63

86

100,00%

100,00%

26,98%

-6,98%

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com