As vendas de sedãs registraram retração em julho, de acordo com os números oficiais da Fenabrave. Somando os representantes de todas as categorias, foram emplacadas 26.131 unidades – 11,5% dos 227.300 veículos registrados no país no mês passado -, quase 15% a menos do que há um ano (30.704). Em relação a junho (26.501), a baixa foi bem menor (-1,4%).
Entre os modelos compactos, quase um quarto das vendas foram perdidas nos últimos doze meses. O Chevrolet Onix Plus (4.864) se manteve na liderança, mas com vantagem menor do que a registrada em junho sobre o Hyundai HB20S (3.048). Único entre os cinco primeiros a crescer no período (+6,5%), o VW Virtus (2.906) surgiu no pódio com o seu melhor resultado desde março.
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
34771 |
4864 |
6538 |
6411 |
25,09% |
30,73% |
-25,60% |
-24,13% |
2º |
HYUNDAI HB20S |
17129 |
3048 |
3759 |
4811 |
15,72% |
17,67% |
-18,91% |
-36,65% |
3º |
VW VIRTUS |
17892 |
2906 |
2560 |
2729 |
14,99% |
12,03% |
13,52% |
6,49% |
4º |
FIAT CRONOS |
19366 |
2603 |
3400 |
5034 |
13,43% |
15,98% |
-23,44% |
-48,29% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
12063 |
2291 |
2088 |
2504 |
11,82% |
9,81% |
9,72% |
-8,51% |
6º |
HONDA CITY |
7901 |
1701 |
1343 |
1060 |
8,77% |
6,31% |
26,66% |
60,47% |
7º |
NISSAN VERSA |
7278 |
1327 |
1275 |
1085 |
6,85% |
5,99% |
4,08% |
22,30% |
8º |
RENAULT LOGAN |
2137 |
644 |
312 |
1923 |
3,32% |
1,47% |
106,41% |
-66,51% |
9º |
VW VOYAGE |
8 |
1 |
2 |
0 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
- |
|
|
118545 |
19385 |
21277 |
25557 |
100,00% |
100,00% |
-8,89% |
-24,15% |
Vice-líder no acumulado de 2024, o Cronos (2.603) perdeu quase a metade dos compradores do ano passado – só nas últimas semanas, o representante da Fiat recuou quase 24%. Atrás do Toyota Yaris Sedan (2.291), Honda City (1.701) e Nissan Versa (1.327) tiveram seus desempenhos mais expressivos desde setembro de 2022 (1.742) e novembro de 2021 (1.913), respectivamente.
Já entre os modelos médios, o Corolla (3.500) manteve uma confortável liderança, mas desta vez com menos de 70% de participação. Com chegada da linha 2025 às lojas, o Nissan Sentra emplacou 728 unidades, seu melhor resultado nesta atual geração. Completando o pódio, o novato BYD King foi o preferido por 593 consumidores em seu 1º mês cheio.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
20002 |
3500 |
3189 |
3812 |
66,77% |
76,29% |
9,75% |
-8,18% |
2º |
NISSAN SENTRA |
3260 |
728 |
494 |
275 |
13,89% |
11,82% |
47,37% |
164,73% |
3º |
BYD KING |
671 |
593 |
78 |
0 |
11,31% |
1,87% |
660,26% |
- |
4º |
VW JETTA |
1795 |
245 |
271 |
162 |
4,67% |
6,48% |
-9,59% |
51,23% |
5º |
HONDA CIVIC |
844 |
146 |
107 |
4 |
2,79% |
2,56% |
36,45% |
3550,00% |
6º |
CHEVROLET CRUZE |
745 |
27 |
40 |
113 |
0,52% |
0,96% |
-32,50% |
-76,11% |
7º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
25 |
1 |
0 |
58 |
0,02% |
0,00% |
- |
-98,28% |
8º |
JAC E-J7 |
13 |
1 |
1 |
5 |
0,02% |
0,02% |
0,00% |
-80,00% |
9º |
KIA CERATO |
2 |
1 |
0 |
1 |
0,02% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
27357 |
5242 |
4180 |
4430 |
100,00% |
100,00% |
25,41% |
18,33% |
Em alta de pouco mais de 50% frente a 2023, o VW Jetta emplacou quase 100 unidades a mais do que o Civic (245 x 146) – vale destacar, este foi o 5º mês seguido com o Honda superando as 100 unidades. Em fim de estoques, o Chevrolet Cruze registrou apenas 27 unidades. Já esquecido pelos consumidores, o Caoa Chery Arrizo 6 (1) dividiu a última posição com o JAC E-J7 (1) e com o Kia Cerato (1), que já não é comercializado oficialmente.
Sedãs Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
HONDA ACCORD |
125 |
11 |
15 |
0 |
100,00% |
100,00% |
-26,67% |
- |
|
|
125 |
11 |
15 |
0 |
100,00% |
100,00% |
-26,67% |
- |
Na disputa entre os médios premium, o BMW Série 3 (401) chegou ao 59º mês seguido no topo. A disputa pelo 2º lugar, no entanto, foi acirradíssima, com o BYD Seal vencendo o Mercedes Classe C por apenas uma unidade (221 x 220). Com apenas duas unidades, o BMW Série 2 Gran Coupé foi o lanterna da lista.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
2699 |
401 |
470 |
350 |
40,10% |
48,65% |
-14,68% |
14,57% |
2º |
BYD SEAL |
2414 |
221 |
283 |
9 |
22,10% |
29,30% |
-21,91% |
2355,56% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
804 |
220 |
65 |
93 |
22,00% |
6,73% |
238,46% |
136,56% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
376 |
63 |
48 |
16 |
6,30% |
4,97% |
31,25% |
293,75% |
5º |
AUDI A5 |
209 |
35 |
38 |
52 |
3,50% |
3,93% |
-7,89% |
-32,69% |
6º |
AUDI A3 SEDAN |
241 |
30 |
29 |
71 |
3,00% |
3,00% |
3,45% |
-57,75% |
7º |
BMW I4 |
55 |
16 |
11 |
14 |
1,60% |
1,14% |
45,45% |
14,29% |
8º |
AUDI A4 |
91 |
12 |
19 |
22 |
1,20% |
1,97% |
-36,84% |
-45,45% |
9º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
17 |
2 |
3 |
4 |
0,20% |
0,31% |
-33,33% |
-50,00% |
|
|
6906 |
1000 |
966 |
631 |
100,00% |
100,00% |
3,52% |
58,48% |
Entre os modelos da faixa de cima, uma novidade: após meses de domínio de modelos da Porsche, o novo BMW Série 5 (33) assumiu a posição de honra com sobras, com o Panamera (16) recuando mais de 50% em 2º e com o Lexus ES (10) fechando o pódio. Os dois representantes elétricos da BMW na categoria, i5 (5) e i7 (4), asseguraram a presença de três modelos da marca alemã no top 5.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
40 |
33 |
4 |
9 |
41,25% |
6,35% |
725,00% |
266,67% |
2º |
PORSCHE PANAMERA |
214 |
16 |
28 |
33 |
20,00% |
44,44% |
-42,86% |
-51,52% |
3º |
LEXUS ES |
69 |
10 |
14 |
10 |
12,50% |
22,22% |
-28,57% |
0,00% |
4º |
BMW I5 |
21 |
5 |
2 |
0 |
6,25% |
3,17% |
150,00% |
- |
5º |
BMW I7 |
19 |
4 |
2 |
0 |
5,00% |
3,17% |
100,00% |
- |
6º |
BYD HAN |
31 |
4 |
1 |
7 |
5,00% |
1,59% |
300,00% |
-42,86% |
7º |
PORSCHE TAYCAN |
73 |
4 |
8 |
23 |
5,00% |
12,70% |
-50,00% |
-82,61% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
16 |
2 |
1 |
2 |
2,50% |
1,59% |
100,00% |
0,00% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
4 |
1 |
1 |
0 |
1,25% |
1,59% |
0,00% |
- |
10º |
MERCEDES-BENZ EQS |
6 |
1 |
2 |
2 |
1,25% |
3,17% |
-50,00% |
-50,00% |
493 |
80 |
63 |
86 |
100,00% |
100,00% |
26,98% |
-6,98% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Stellantis: vendas caem 20% e receitas recuam 27% no 3º trimestre