Sedãs mais vendidos: BYD King e Nissan Sentra se destacam em julho
Honda City e Nissan Versa têm seus melhores resultados em um bom tempo
As vendas de sedãs registraram retração em julho, de acordo com os números oficiais da Fenabrave. Somando os representantes de todas as categorias, foram emplacadas 26.131 unidades – 11,5% dos 227.300 veículos registrados no país no mês passado -, quase 15% a menos do que há um ano (30.704). Em relação a junho (26.501), a baixa foi bem menor (-1,4%).
Entre os modelos compactos, quase um quarto das vendas foram perdidas nos últimos doze meses. O Chevrolet Onix Plus (4.864) se manteve na liderança, mas com vantagem menor do que a registrada em junho sobre o Hyundai HB20S (3.048). Único entre os cinco primeiros a crescer no período (+6,5%), o VW Virtus (2.906) surgiu no pódio com o seu melhor resultado desde março.
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
34771 |
4864 |
6538 |
6411 |
25,09% |
30,73% |
-25,60% |
-24,13% |
2º |
HYUNDAI HB20S |
17129 |
3048 |
3759 |
4811 |
15,72% |
17,67% |
-18,91% |
-36,65% |
3º |
VW VIRTUS |
17892 |
2906 |
2560 |
2729 |
14,99% |
12,03% |
13,52% |
6,49% |
4º |
FIAT CRONOS |
19366 |
2603 |
3400 |
5034 |
13,43% |
15,98% |
-23,44% |
-48,29% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
12063 |
2291 |
2088 |
2504 |
11,82% |
9,81% |
9,72% |
-8,51% |
6º |
HONDA CITY |
7901 |
1701 |
1343 |
1060 |
8,77% |
6,31% |
26,66% |
60,47% |
7º |
NISSAN VERSA |
7278 |
1327 |
1275 |
1085 |
6,85% |
5,99% |
4,08% |
22,30% |
8º |
RENAULT LOGAN |
2137 |
644 |
312 |
1923 |
3,32% |
1,47% |
106,41% |
-66,51% |
9º |
VW VOYAGE |
8 |
1 |
2 |
0 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
- |
|
|
118545 |
19385 |
21277 |
25557 |
100,00% |
100,00% |
-8,89% |
-24,15% |
Vice-líder no acumulado de 2024, o Cronos (2.603) perdeu quase a metade dos compradores do ano passado – só nas últimas semanas, o representante da Fiat recuou quase 24%. Atrás do Toyota Yaris Sedan (2.291), Honda City (1.701) e Nissan Versa (1.327) tiveram seus desempenhos mais expressivos desde setembro de 2022 (1.742) e novembro de 2021 (1.913), respectivamente.
Já entre os modelos médios, o Corolla (3.500) manteve uma confortável liderança, mas desta vez com menos de 70% de participação. Com chegada da linha 2025 às lojas, o Nissan Sentra emplacou 728 unidades, seu melhor resultado nesta atual geração. Completando o pódio, o novato BYD King foi o preferido por 593 consumidores em seu 1º mês cheio.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
20002 |
3500 |
3189 |
3812 |
66,77% |
76,29% |
9,75% |
-8,18% |
2º |
NISSAN SENTRA |
3260 |
728 |
494 |
275 |
13,89% |
11,82% |
47,37% |
164,73% |
3º |
BYD KING |
671 |
593 |
78 |
0 |
11,31% |
1,87% |
660,26% |
- |
4º |
VW JETTA |
1795 |
245 |
271 |
162 |
4,67% |
6,48% |
-9,59% |
51,23% |
5º |
HONDA CIVIC |
844 |
146 |
107 |
4 |
2,79% |
2,56% |
36,45% |
3550,00% |
6º |
CHEVROLET CRUZE |
745 |
27 |
40 |
113 |
0,52% |
0,96% |
-32,50% |
-76,11% |
7º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
25 |
1 |
0 |
58 |
0,02% |
0,00% |
- |
-98,28% |
8º |
JAC E-J7 |
13 |
1 |
1 |
5 |
0,02% |
0,02% |
0,00% |
-80,00% |
9º |
KIA CERATO |
2 |
1 |
0 |
1 |
0,02% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
27357 |
5242 |
4180 |
4430 |
100,00% |
100,00% |
25,41% |
18,33% |
Em alta de pouco mais de 50% frente a 2023, o VW Jetta emplacou quase 100 unidades a mais do que o Civic (245 x 146) – vale destacar, este foi o 5º mês seguido com o Honda superando as 100 unidades. Em fim de estoques, o Chevrolet Cruze registrou apenas 27 unidades. Já esquecido pelos consumidores, o Caoa Chery Arrizo 6 (1) dividiu a última posição com o JAC E-J7 (1) e com o Kia Cerato (1), que já não é comercializado oficialmente.
Sedãs Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
HONDA ACCORD |
125 |
11 |
15 |
0 |
100,00% |
100,00% |
-26,67% |
- |
|
|
125 |
11 |
15 |
0 |
100,00% |
100,00% |
-26,67% |
- |
Modelos Premium
Na disputa entre os médios premium, o BMW Série 3 (401) chegou ao 59º mês seguido no topo. A disputa pelo 2º lugar, no entanto, foi acirradíssima, com o BYD Seal vencendo o Mercedes Classe C por apenas uma unidade (221 x 220). Com apenas duas unidades, o BMW Série 2 Gran Coupé foi o lanterna da lista.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
2699 |
401 |
470 |
350 |
40,10% |
48,65% |
-14,68% |
14,57% |
2º |
BYD SEAL |
2414 |
221 |
283 |
9 |
22,10% |
29,30% |
-21,91% |
2355,56% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
804 |
220 |
65 |
93 |
22,00% |
6,73% |
238,46% |
136,56% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
376 |
63 |
48 |
16 |
6,30% |
4,97% |
31,25% |
293,75% |
5º |
AUDI A5 |
209 |
35 |
38 |
52 |
3,50% |
3,93% |
-7,89% |
-32,69% |
6º |
AUDI A3 SEDAN |
241 |
30 |
29 |
71 |
3,00% |
3,00% |
3,45% |
-57,75% |
7º |
BMW I4 |
55 |
16 |
11 |
14 |
1,60% |
1,14% |
45,45% |
14,29% |
8º |
AUDI A4 |
91 |
12 |
19 |
22 |
1,20% |
1,97% |
-36,84% |
-45,45% |
9º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
17 |
2 |
3 |
4 |
0,20% |
0,31% |
-33,33% |
-50,00% |
|
|
6906 |
1000 |
966 |
631 |
100,00% |
100,00% |
3,52% |
58,48% |
Entre os modelos da faixa de cima, uma novidade: após meses de domínio de modelos da Porsche, o novo BMW Série 5 (33) assumiu a posição de honra com sobras, com o Panamera (16) recuando mais de 50% em 2º e com o Lexus ES (10) fechando o pódio. Os dois representantes elétricos da BMW na categoria, i5 (5) e i7 (4), asseguraram a presença de três modelos da marca alemã no top 5.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2024 |
JUL/24 |
JUN/24 |
JUL/23 |
% JUL 24 |
% JUN 24 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
40 |
33 |
4 |
9 |
41,25% |
6,35% |
725,00% |
266,67% |
2º |
PORSCHE PANAMERA |
214 |
16 |
28 |
33 |
20,00% |
44,44% |
-42,86% |
-51,52% |
3º |
LEXUS ES |
69 |
10 |
14 |
10 |
12,50% |
22,22% |
-28,57% |
0,00% |
4º |
BMW I5 |
21 |
5 |
2 |
0 |
6,25% |
3,17% |
150,00% |
- |
5º |
BMW I7 |
19 |
4 |
2 |
0 |
5,00% |
3,17% |
100,00% |
- |
6º |
BYD HAN |
31 |
4 |
1 |
7 |
5,00% |
1,59% |
300,00% |
-42,86% |
7º |
PORSCHE TAYCAN |
73 |
4 |
8 |
23 |
5,00% |
12,70% |
-50,00% |
-82,61% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
16 |
2 |
1 |
2 |
2,50% |
1,59% |
100,00% |
0,00% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
4 |
1 |
1 |
0 |
1,25% |
1,59% |
0,00% |
- |
10º |
MERCEDES-BENZ EQS |
6 |
1 |
2 |
2 |
1,25% |
3,17% |
-50,00% |
-50,00% |
493 |
80 |
63 |
86 |
100,00% |
100,00% |
26,98% |
-6,98% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia