Em novembro de 2023, a Citroën colocou nas lojas o C3 Live Pack 1.6 AT, que logo se tornou o carro automático mais barato do Brasil. Só que isso não durou muito e, na linha 2025 do hatch, o C3 1.6 automático saiu de cena por completo e, ao menos por enquanto, deixou o 1.0 aspirado sozinho no catálogo.

Isso não significa que o Citroën C3 não terá versões automáticas. É esperado para as próximas semanas o C3 com o motor 1.0 turbo e câmbio CVT, o conjunto da Stellantis batizado como T200, além de outras mudanças pontuais, como ar-condicionado automático ao menos nas versões mais caras - a chave canivete chegou, finalmente, na linha 2025. 

O Citroën C3 com motor turbo não deverá ter novidades além disso, muito menos visuais. O 1.6 aspirado começa a se despedir do mercado brasileiro, já que novas normas de emissões entram em vigor no começo do próximo ano e, mais uma vez, tirará diversos motores mais antigos de linha. Isso também melhorará o quanto esse carro ficará atraente diante da concorrência mais moderna e, mesmo assim, apostar em uma boa relação custo/benefício. 

Sobre a Citroën, a marca francesa ainda lançará o Basalt em 2024, um SUV-cupê também com motor 1.0 turbo e que deve ser o produto topo da marca, com a possibilidade de tirar o C4 Cactus de linha. O projeto C-Cubbed foi feito para modelos de entrada, com o C3, C3 Aircross e o Basalt, em nível global, inclusive na Europa, mesmo que eles sejam mais refinados para o Velho Continente.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com