O extenso portfólio de SUVs da Toyota no mercado internacional acaba de ganhar mais uma curiosa opção: o Starlet Cross. Lançado nesta semana na África do Sul e com passaporte já carimbado para outros países emergentes, o modelo foi desenvolvido em estratégia de rebadge e deriva diretamente do Suzuki Fronx. Será posicionado como SUV mais barato da marca no mercado sul-africano, ficando abaixo do Urban Cruiser e do Corolla Cross.
Com produção concentrada na Índia (onde foi lançado em abril com o nome de Taisor), o Starlet Cross está para a Toyota assim como o Pulse está para a Fiat. Tal qual o Fronx, o modelo é um crossover derivado diretamente de um hatchback compacto - no caso, o Baleno. Este último, inclusive, também tem uma versão gêmea da Toyota, chamada Starlet - sem o 'Cross' - e lançada dentro do mesmo acordo estratégico com a Suzuki.
Voltando ao Starlet Cross, as medidas gerais incluem 3.995 mm de comprimento, 1.550 mm de altura e 1.765 mm de largura. Sob o capô, o motor 1.5 aspirado a gasolina entrega 105 cv de potência e pode vir associado ao câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades. A tração é sempre dianteira.
Já na Índia, o gêmeo Taisor em outras opções: 1.0 turbo de 3 cilindros a gasolina com 100 cv e 15 kgfm de torque, e 1.2 aspirado de 4 cilindros com 90 cv e 11,5 kgfm de torque. Dependendo da versão, o câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades.
Toyota Starlet Cross - África do Sul
A lista de equipamentos inclui sistema de entretenimento de 7 ou 9 polegadas, entradas USB, carregador sem fio para celulares, até 6 airbags (apenas 2 na versão básica), ar-condicionado, conjunto elétrico, LEDs diurnos, entre outros. Os preços na África do Sul variam entre 299.900 e 359.300 rands, algo como R$ 91.800 e R$ 109.900 numa conversão direta ao câmbio atual.
Toyota Yaris Cross
Por aqui, as chances de lançamento do Starlet Cross/Taisor são ínfimas. Localmente, a Toyota apostará em outro modelo, o Yaris Cross, como opção para ficar abaixo do Corolla Cross no portfólio. O modelo já é vendido na Ásia e mede 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos. Terá como principal diferencial mecânico a oferta de conjunto híbrido-flex. O lançamento deverá acontecer até o início de 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida