O extenso portfólio de SUVs da Toyota no mercado internacional acaba de ganhar mais uma curiosa opção: o Starlet Cross. Lançado nesta semana na África do Sul e com passaporte já carimbado para outros países emergentes, o modelo foi desenvolvido em estratégia de rebadge e deriva diretamente do Suzuki Fronx. Será posicionado como SUV mais barato da marca no mercado sul-africano, ficando abaixo do Urban Cruiser e do Corolla Cross.
Com produção concentrada na Índia (onde foi lançado em abril com o nome de Taisor), o Starlet Cross está para a Toyota assim como o Pulse está para a Fiat. Tal qual o Fronx, o modelo é um crossover derivado diretamente de um hatchback compacto - no caso, o Baleno. Este último, inclusive, também tem uma versão gêmea da Toyota, chamada Starlet - sem o 'Cross' - e lançada dentro do mesmo acordo estratégico com a Suzuki.
Voltando ao Starlet Cross, as medidas gerais incluem 3.995 mm de comprimento, 1.550 mm de altura e 1.765 mm de largura. Sob o capô, o motor 1.5 aspirado a gasolina entrega 105 cv de potência e pode vir associado ao câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades. A tração é sempre dianteira.
Já na Índia, o gêmeo Taisor em outras opções: 1.0 turbo de 3 cilindros a gasolina com 100 cv e 15 kgfm de torque, e 1.2 aspirado de 4 cilindros com 90 cv e 11,5 kgfm de torque. Dependendo da versão, o câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades.
Toyota Starlet Cross - África do Sul
A lista de equipamentos inclui sistema de entretenimento de 7 ou 9 polegadas, entradas USB, carregador sem fio para celulares, até 6 airbags (apenas 2 na versão básica), ar-condicionado, conjunto elétrico, LEDs diurnos, entre outros. Os preços na África do Sul variam entre 299.900 e 359.300 rands, algo como R$ 91.800 e R$ 109.900 numa conversão direta ao câmbio atual.
Toyota Yaris Cross
Por aqui, as chances de lançamento do Starlet Cross/Taisor são ínfimas. Localmente, a Toyota apostará em outro modelo, o Yaris Cross, como opção para ficar abaixo do Corolla Cross no portfólio. O modelo já é vendido na Ásia e mede 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos. Terá como principal diferencial mecânico a oferta de conjunto híbrido-flex. O lançamento deverá acontecer até o início de 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'