Já faz quase um ano que a Volkswagen sinalizou sua intenção de fazer um GTI elétrico. O conceito ID. GTI Concept evoluirá para um modelo de produção em 2026 para o mercado europeu. A VW quer o hot hatch a um preço de US$ 25.000 (R$ 143,3 mil), mas isso é apenas um desejo até o momento. Enquanto isso, nossos colegas do Motor1 Itália conversaram com o chefão da empresa sobre o primeiro GTI sem motor de combustão.
Thomas Schäfer não perdeu a ocasião para divulgar o GTI elétrico, dizendo que sua suspensão e chassi "estarão em um nível ainda mais alto" em comparação com o modelo a gasolina à venda atualmente. O objetivo é "produzir um carro que não se limite apenas ao desempenho", mas que seja "ainda mais emocionante de experimentar e dirigir". O executivo da VW também mencionou que o carro terá um "GTI e-sound", portanto, já podemos esperar um ruído artificial de motor.
Volkswagen ID. GTI concept ao vivo no VW Group Night
Vale a pena observar que o ID. GTI Concept não representou um Golf GTI elétrico, mas sim um carro menor. O show car voltado para o desempenho exibido no ano passado, foi baseado no ID. 2all, um hatchback elétrico do tamanho do Polo. O modelo ainda é vendido na Europa como um GTI com um motor de combustão, um turbo de 2.0 litros com quatro potências de 204 cv. Antes de sua extinção em 2023, o ainda menor up! GTI ainda era oferecido com um motor turbo de três cilindros e 1,0 litro com 115 cv.
Outro Golf totalmente elétrico, depois do modelo baseado na sétima geração, só deverá ser lançado perto do final da década, quando o Mk9 estiver programado para ser lançado. O atual Golf Mk8 com motores a gasolina pode viver até 2035, já que a VW não descarta a possibilidade de vender duas gerações juntas por vários anos. O Golf completa 50 anos este ano e o GTI atingirá o mesmo marco em 2025.
Falando no GTI Fan Fest em Wolfsburg (ALE), Schäfer disse ao Motor1 Itália que a VW pode transferir o "espírito do DNA [do GTI a gasolina] para a era elétrica". Ele prosseguiu dizendo que os GTIs elétricos oferecerão "alto desempenho e design icônico", permanecendo instantaneamente reconhecíveis. Essas três letras icônicas significam Grand Touring Injection, mas uma marca registrada do logotipo do ano passado indicou que o "I" será substituído por um raio para os elétricos de desempenho.
Durante a mesma entrevista, o chefe da VW reiterou que a montadora alemã ainda quer que os carros elétricos respondam por pelo menos 80% das vendas anuais na Europa até 2030. As marcas de luxo do Grupo VW, como Bentley, Porsche e Audi, revisaram recentemente suas metas de veículos elétricos, admitindo que os carros a gasolina provavelmente permanecerão por mais tempo do que o estimado originalmente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: novo Volkswagen Golf GTI chegará ao Brasil em 2025
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Golf GTI Mk8,5 é a grande estrela da Volkswagen no Rock in Rio
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Volkswagen Golf GTI Clubsport 2025 promete ser o Golf mais potente já feito
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Nova versão do Volkswagen Golf GTI será revelada em 31 de maio