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GM, Volvo e Ferrari, os grandes vencedores do primeiro semestre de 2024

A concorrência chinesa está colocando todos os outros grupos à prova. Stellantis e Tesla são os que estão enfrentando mais dificuldades

GM, Volvo e Ferrari, i grandi vincitori del primo semestre 2024
Foto de: Motor1.com

A primeira conclusão que se pode tirar dos resultados financeiros do primeiro semestre é que esse não foi um período fácil. Pelo menos para a maioria dos 12 fabricantes de automóveis analisados neste artigo. Os últimos números financeiros e de volume divulgados pela Aston Martin, BMW Group, Ferrari, Ford Motor Co, General Motors, Hyundai Motor (excluindo a Kia), Mercedes-Benz Group, Renault Group, Stellantis, Tesla, Volkswagen Group e Volvo Cars mostram que a situação está piorando este ano.

Embora desde a pandemia muitas dessas empresas tenham apresentado resultados financeiros saudáveis devido ao seu foco nos lucros em detrimento de menos unidades vendidas, os tempos estão mudando. Em primeiro lugar, a concorrência é maior hoje do que há cinco anos.

Carros da Zeekr na loja na China - Motor1.com Brasil

Carros da Zeekr em loja na China - Motor1.com Brasil

A chegada de fabricantes de automóveis chineses em todo o mundo está prejudicando os lucros das empresas tradicionais, que até agora decidiram aumentar o preço dos carros e fazer com que os clientes esperassem mais tempo para obter seu carro novo, diminuindo o número de carros produzidos (e vendidos) para ganhar mais dinheiro. Agora, no entanto, essa estratégia de aumentar os preços não é mais válida porque a concorrência direta dos rivais chineses chegou.

Os vencedores (por enquanto)

No primeiro semestre deste ano, a General Motors aumentou seus lucros operacionais em 42%. Esse foi o melhor resultado entre os OEMs incluídos nessa análise, devido a um melhor mix de produtos que incluiu mais veículos comerciais, picapes e SUVs, despesas administrativas mais baixas e uma boa expansão da estratégia de EV.

Chevrolet Trailblazer 2024

Chevrolet Trailblazer 2024

Embora esse grupo tenha diminuído as vendas no atacado em 2% em comparação com o primeiro semestre de 2023, o lucro operacional por unidade vendida aumentou de 2.204 euros para 3.188 euros. Embora ainda tenha dificuldades para vender seus veículos elétricos, a GM está mostrando sinais de uma decolagem definitiva.

A Volvo Cars foi outra vencedora. Ela vendeu mais carros (14%), mas registrou vendas menores (-1%), principalmente devido ao grande impacto que o pequeno e menos caro Volvo EX30 está tendo nos resultados da empresa. Do lado positivo, parece que esse B-SUV é bastante lucrativo, pois a Volvo registrou um aumento de 26% nos lucros operacionais.

Volvo EX30

Volvo EX30

No entanto, a marca sueca ganhou menos por unidade vendida do que a Mercedes-Benz, a BMW e a Tesla. No caso da Ferrari, os lucros continuaram a crescer (16%) quase no mesmo nível das receitas (14%), apesar de uma mudança quase nula em termos de unidades entregues (de 6.959 unidades no primeiro semestre de 2023 para 7.044 unidades no primeiro semestre de 2024). Isso significa que a empresa está vendendo modelos mais lucrativos do que no passado e, portanto, a Ferrari continua a ser a montadora com os maiores lucros por unidade vendida, com 135.300.

Unidades vendidas no primeiro semestre de 2024

    1º Sem de 2023 1º Sem de 2024 Variação %
Grupo Volkswagen Entregas 4.372.000 4.348.000 -1%
Stellantis Entregas 3.327.000 2.931.000 -12%
General Motors Vendas no atacado 2.257.000 2.213.000 -2%
Ford Vendas no atacado 2.174.000 2.187.000 +1%
Hyundai (excluindo a Kia) Vendas no atacado 2.082.000 2.064.000 -1%
Grupo BMW Entregas 1.214.864 1.213.276 0%
Grupo Mercedes Entregas 1.237.619 1.168.550 -6%
Grupo Renault Registros 1.133.000 1.155.000 +2%
Tesla Entregas 889.015 830.766 -7%
Volvo Vendas no varejo 341.700 388.100 +14%
Ferrari Remessas 6.959 7.044 +1%
Aston Martin Vendas no atacado 2.954 1.998 -32%
Total de vendas   19.038.111  18.507.734 -3%

Receitas em milhões de euros

  1º Sem de 2023 1º Sem de 2024 Variação %
Grupo Volkswagen 156.257 158.800 +2%
Stellantis 91.176 85.017 -7%
GM 78.543 84.338 +7%
Grupo BMW 74.072 73.558 -1%
Hyundai (excluindo a Kia) 53.960 57.782 +7%
Tesla 44.726 43.376 -3%
Grupo Mercedes 38.241 36.743 -4%
Grupo Renault 26.849 26.958 0%
Volvo 17.086 16.861 -1%
Ferrari 2.903 3.297 +14%
Aston Martin 799 711 -11%
Total 664.729 671.411 +1%

Lucro operacional em milhões de euros

    1º Sem de 2023 2º Sem de 2023 Var %
Grupo Volkswagen Lucro operacional 11.347 10.052 -11%
Grupo BMW Lucro/prejuízo antes dos resultados financeiros 9.718 7.931 -18%
General Motors Lucro operacional 4.975 7.055 +42%
Grupo Mercedes Lucro operacional 9.387 6.978 -26%
Stellantis Lucro operacional 13.541 6.639 -51%
Hyundai (excluindo a Kia) Lucro operacional 5.288 5.285 0%
Ford Lucro operacional 4.240 2.881 -32%
Tesla Lucro operacional 4.693 2.573 -45%
Grupo Renault Lucro operacional 2.040 2.175 +7%
Volvo EBIT 872 1.096 +26%
Ferrari EBIT 822 953 +16%
Aston Martin Lucro operacional (109) (125) -
Total   66.814  54.493 -20%

Stellantis e Tesla em apuros

As entregas globais da Stellantis caíram 12% nos primeiros seis meses deste ano devido ao envelhecimento das linhas na América do Norte (Chrysler e Dodge ainda precisam de carros novos) e na Europa (Lancia, Fiat, Maserati, Alfa Romeo, Abarth), e o grupo também está sentindo a crescente concorrência dos fabricantes chineses no Brasil, seu segundo maior mercado depois dos EUA.

A Tesla, por outro lado, não pode crescer indefinidamente e os cortes de preços que funcionaram em 2023 não foram tão eficazes este ano. Suas entregas caíram 7%, para 831.000 unidades, mas ela continuou sendo a fabricante de veículos elétricos a bateria (BEV) mais vendida do mundo. Volumes e preços mais baixos e despesas operacionais mais altas devido a mais operações e fábricas no exterior tiveram um impacto direto na lucratividade. Os lucros operacionais caíram 45% para 2.573 milhões de euros no primeiro semestre de 2024.

 Vendas de BEVs no primeiro semestre de 2024

  primeiro semestre de 2023 primeiro semestre de 2024 Var %
Tesla 889.015 830.766 -7%
Grupo Volkswagen 321.610 317.185 -1%
Grupo BMW 152.936 190.614 +25%
Stellantis (estimado) 160.000 145.000 -9%
Hyundai (excluindo Kia) 144.430 104.315 -28%
Grupo Mercedes 121.474 101.553 -16%
Volvo 59.300 90.800 +53%
GM 61.000 87.000 +43%
Grupo Renault 75.700 63.700 -16%
Ford 47.000 36.000 -23%
Ferrari - - -
Aston Martin - - -
Total 2.032.465 1.966.933 -3%

O autor do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATO Dynamics.

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