Números do balanço semestral da Stellantis divulgados recentemente confirmam a Fiat como marca líder de vendas do conglomerado em todo o mundo. Nos seis primeiros meses do ano, a marca italiana entregou globalmente cerca de 660.000 unidades, acumulando crescimento de 2,2% na comparação com igual período do ano anterior. Houve crescimento significativo em diversos mercados, mas o Brasil segue invicto com papel de destaque nos números.

Das 660.000 unidades vendidas, o mercado brasileiro sozinho respondeu por 220.753 exemplares. Por aqui, a Fiat é líder de mercado há 42 meses consecutivos e tem atualmente 20,4% de participação total. A marca tem forte atuação em três segmentos-chave: hatchbacks (71.888 unidades vendidas e participação de 23,4% na categoria); picapes ( 80.839 unidades e 39,0% da fatia do segmento); e vans (11.342 unidades e 38,6% do segment share).

Avaliação Fiat Strada Ranch 1.0 T200 CVT 2024

Entre os modelos, a picape Strada foi o Fiat mais vendido do Brasil com 56.601 unidades e o segundo mais popular do mercado total (ficou atrás do Volkswagen Polo, que emplacou 57.862 exemplares). Outros modelos bons de loja no semestre foram o Argo, com 39.626 unidades comercializadas, e o Mobi, com 32.240 exemplares entregues. Até o final do ano, a Fiat espera conquistar bons resultados também com a picape Titano, que tem começado a chegar às lojas em maior volume.

Fiat Panda 4x4

Panda 4x4

Além do Brasil, a Fiat é líder de mercado na Itália com 12,3% de participação. Por lá, a marca vendeu 95.779 unidades no semestre e cresceu 2% na comparação com o mesmo período de 2023. O icônico Panda foi o carro-chefe e emplacou 63.500 unidades (aumento de 21% ano a ano). O Fiat 500 de geração passada, vendido como híbrido, registrou 14.700 unidades e foi o segundo veículos mais popular da marca. No segmento comercial, a van Ducato foi líder de mercado com 11.000 unidades.

Fiat Tipo Cross Station Wagon 2022

Fiat Tipo Cross Station Wagon

Destaque também para o desempenho na Turquia e na Argélia, onde a Fiat também é líder de mercado com 12,3% e 68,3% de participação, respectivamente. No mercado turco, o Tipo emplacou 43.000 unidades no semestre e manteve consistentemente a posição de carro mais vendido do país desde 2016. Já entre os argelinos, o Doblò foi o carro preferido, seguido do pequeno 500.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com