Em outubro de 2021, a Fiat apresentou o Pulse. Menor SUV da marca atualmente, o modelo é um degrau acima de um hatch aventureiro, como o próprio Argo Trekking da marca, mas ainda não chega no tamanho de um Jeep Renegade, por exemplo. O modelo teve um pouco mais de dois anos de mercado sem rivais diretos, mas esse cenário já está mudando - e rapidamente.

Em março, a Renault revelou o Kardian que, conforme falamos na avaliação do Motor1.com Brasil, mostrou que a marca voltou a ter um modelo de fato competitivo. Preços atrativos e um bom conjunto mecânico do lançamento mais recente entre os veículos de passeio da Renault colocaram o Kardian em uma boa posição.

Fiat Pulse Abarth (teste BR)

Fiat Pulse Abarth (teste BR)

Renault Kardian Premiere Edition 1.0T 2025

Renault Kardian Premiere Edition 1.0T 2025

Pulse e Kardian relativamente parelhos

O Pulse, por exemplo, emprega motor 1.3 aspirado nas versões de entrada (até 98 cv), que pode ser acompanhado por câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT. Versões intermediárias passam a usar o 1.0 turbo (até 130 cv) sempre com o câmbio CVT. Mas o modelo da Fiat ainda tem a versão esportiva Abarth, com o 1.3 turbo de até 185 cv usado em produtos da Stellantis que vão até Fiat Toro e Jeep Commander. Seus preços vão R$ 104.990 (Drive 1.3 MT) a R$ 151.990 (Abarth).

A Renault apostou em uma estratégia diferente. O Kardian tem apenas três versões: Evolution, Techno e Premiere Edition. Os preços variam entre R$ 112.790 a R$ 132.790. Apesar de não ter uma versão de entrada tão em conta, o rival da Renault é equipado sempre com uma transmissão de dupla embreagem com 6 velocidades. O motor também é único: 1.0 turbo entregando até 125 cv de potência.

Nas medidas, Pulse tem 4.099 mm de comprimento e 2.532 mm de entre-eixos, trazendo um porta-malas de 370 litros. Do outro lado, o Kardian tem, respectivamente, 4.119 mm, 2.604 mm e 368 litros.

Por enquanto, Fiat e Renault disputam esse segmento entre hatches aventureiros e SUVs compactos entre elas. No entanto, o horizonte mostra que rivais de peso podem estar no horizonte...

Jeep Avenger

Jeep Avenger

Jeep Avenger: rivalidade dentro de casa

Desde que foi apresentado em 2022, o Jeep Avenger vai e vem nos planos da Stellantis para o Brasil, sempre sendo estudado para o país. Em ocasiões diferentes, a fabricante disse que olhava para modelo ou que estava descartado pelo risco de canibalizar vendas do Renegade ou do Fiat Pulse. Isto já mudou de novo, pois Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul, revela que o SUV compacto está sendo analisado para o mercado brasileiro.

“Eu gosto do Jeep Avenger. Eu acho que é um projeto interessante e acho que poderia ser um projeto interessante para a Jeep na América Latina. A gente vai olhar com muita atenção”, disse Cappellano. O executivo ainda não comentou sobre motorizações ou versões.

Como se trata de um crossover com 4,08 m de comprimento, tem o mesmo porte que o Fiat Pulse, que mede 4,09 m. Por mais que a Jeep tenha um posicionamento mais premium comparado com a marca italiana, existe a chance que um roube as vendas do outro. E, se não tiver um volume de vendas, a produção nacional seria um problema por não ser consistente.

Considerando que o Avenger está em seu segundo ano de mercado na Europa, se chegar mesmo às concessionárias brasileiras, virá reestilizado e é possível que tenha alguns detalhes de design exclusivos para o país, além de adotar motores com a tecnologia híbrida-flex Bio-Hybrid. Na Europa, é equipado com um 1.2 turbo combinado a um sistema micro-híbrido e recebeu uma opção híbrida plug-in 4xe, além de ter uma variante 100% elétrica.

Novo SUV Skoda - Flagra

Novo SUV Skoda pode ser o sucessor do Gol

Até sucessor do Gol será obstáculo

Lançamento de destaque dentro do pacote de 16 novidades prometidas pela Volkswagen para o Brasil até 2028, o tão falado SUV de entrada sucessor do Gol já roda com carroceria definitiva. Prova disso vem da Índia, onde o modelo será primeiramente lançado e acaba de ser flagrado em versão de produção.

O projeto está sendo tocado conjuntamente entre Volkswagen e Skoda e, ao final, cada marca terá sua versão do modelo. A cooperação buscará soluções para reduzir custos de desenvolvimento e, nesse sentido, aproveitará toda a estrutura da plataforma MQB-A00. No Brasil - com design enquadrado nas diretrizes da Volkswagen - o modelo será lançado em 2025 e produzido na fábrica de Taubaté (SP).

Quando chegar às lojas, o inédito SUV ficará posicionado acima do Polo Track e abaixo do Nivus, de modo a rivalizar com Fiat Pulse e Renault Kardian. Detalhes sobre o carro serão apresentados nos próximos meses através do Yeh Concept, que adiantará como será o design. Outro detalhe importante é que já nascerá pronto para eletrificação e será ofertado também em versão híbrida com motor 1.0 turbo. Em termos de porte, é certo que o modelo terá menos de 4 metros de comprimento.

Chevrolet Tracker RS 2024 (teste)

Chevrolet Tracker RS 2024 (teste)

Chevrolet também trará um "mini-Tracker"

A Chevrolet confirmou que terá um modelo assim nos próximos anos. Serão investidos R$ 1,2 bilhão em Gravataí (RS) para a reestilização de Onix e Onix Plus e a adição de um modelo "inédito", esse tal SUV baseado no Onix.

O Tracker usa a plataforma GEM, a mesma de Onix e Onix Plus, mas está na briga com os SUVs compactos maiores. Tem 4.270 mm de comprimento, sendo 2.570 mm de entre-eixos, enquanto o Onix tem 4.163 mm de comprimento e 2.551 mm entre os eixos. É aqui que a Chevrolet deve posicionar o novo modelo.

Ou seja, o novo SUV da Chevrolet terá muito mais do Onix, podendo compartilhar inclusive portas e teto, por exemplo, com diferenças na dianteira, traseira e a adoção de apliques nos paralamas, uma receita feita pela dupla que já está nas lojas.

Onix e Onix Plus terão uma reestilização em breve. Com ela, o interior deve receber painel de instrumentos digital, uma nova central multimídia e pequenas mudanças em outras peças. Isso deve adiantar um pouco do novo SUV, que será lançado só em 2026, assim como o motor 1.0 turbo revisado, com injeção direta e mais potência, e alguma chance de ter um sistema micro-híbrido (MHEV).

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