Com apenas algumas exceções, cada geração de um novo carro tende a ser maior do que a anterior. Isso vem ocorrendo há décadas, acelerado em parte por normas de segurança mais rígidas. A inclusão de mais tecnologia nos carros também os torna maiores, o que significa que os carros esportivos, antes pequenos e ágeis, agora têm muito mais peso.

A Porsche está ciente dessa tendência preocupante, mas admite que suas mãos estão praticamente atadas no momento. Em conversa com a revista australiana Drive, o chefe de design Michael Mauer disse que a legislação sobre segurança e outros requisitos contribuiu para o peso extra do 911. O acréscimo de potência ao carro esportivo forçou os engenheiros a instalar rodas e freios maiores para lidar com a potência extra do motor.

2024 Porsche 911 S/T Revisão da primeira unidade

"Isso também é muito influenciado pelas regulamentações governamentais e pelo desempenho [do carro]. Se voltarmos a 20, 30 anos atrás, a quantidade de cavalos de potência que o 911 tinha e a quantidade que ele tem hoje, isso influencia o tamanho das rodas, o tamanho dos freios, tudo isso."

Idealmente, a Porsche gostaria de introduzir um 911 menor, mas isso não é viável na era atual dos motores de combustão. Mauer sugere que isso pode se tornar tecnicamente possível mais adiante, com o amadurecimento da tecnologia de veículos elétricos. Quando a densidade de energia melhorar, permitindo que os pacotes de baterias sejam reduzidos, o 911 poderá ser menor. No entanto, a empresa descartou a possibilidade de lançar um 911 totalmente elétrico nesta década.

Em um mundo perfeito, Mauer gostaria que o 911 fosse "o mais compacto possível", retornando às suas raízes como um "pequeno carro esportivo muito compacto". No entanto, as restrições estão impedindo a Porsche de concretizar essa visão de uma versão reduzida de seu modelo icônico. Esse é um problema que afeta quase todos os tipos de carros, não apenas os esportivos.

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Lembramos que a recém-lançada geração 992.2 do 911 engordou ainda mais. O Carrera GTS agora é um híbrido, e as partes elétricas extras, juntamente com mais equipamentos de série, adicionaram 47 kg. Ele pesa 1.604 kg na versão com tração traseira e 1.649 kg para o equivalente com tração integral. Para colocar isso em perspectiva, um 911 Carrera RS 2.7 de 1972 pesava 960 kg.

A dupla Porsche 718 Boxster e 718 Cayman sairá de linha nas opções com motor a gasolina. A dupla será descontinuada em 2025 para dar lugar a um par de veículos elétricos esportivos. É difícil dizer se os modelos elétricos serão menores do que os carros a gasolina que estão saindo de linha. Os protótipos vistos até agora não pareciam ser mais compactos. Um peso médio menor parece altamente improvável; de fato, o oposto é mais provável.

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