A Volkswagen está decidida a fabricar a próxima geração do Golf elétrico. O EV está programado para chegar perto do final da década. Isso significa que o carro atual com motor a combustão tem apenas cinco anos de vida? Não necessariamente. O homem encarregado da divisão de desenvolvimento técnico da empresa afirma que o Mk8 pode durar até a metade da próxima década. Sim, mais 11 anos.
Em conversa com a versão holandesa da revista Top Gear, Kai Grünitz afirma que o Golf atual pode permanecer em produção até 2035. Esse é o ano em que a proibição de vendas de carros novos com emissões nocivas entrará em vigor nos países que fazem parte da União Europeia. Os veículos com motores de combustão ainda poderão estar nos showrooms depois disso, mas somente se forem compatíveis com combustíveis sintéticos neutros em carbono.
As bases do Golf atual são, na verdade, mais antigas do que você deve se lembrar. O Mk8 foi lançado no final de 2019, mas sua plataforma MQB remonta ao Mk7 lançado em 2012. Isso não é sem precedentes. Se pensarmos bem, o Golf de sexta geração foi essencialmente um facelift pesado do modelo da geração anterior.
O Mk5 foi lançado em 2003, enquanto o Mk6 - construído sobre a mesma plataforma PQ35 - foi aposentado em 2012. Tecnicamente, o Mk6 foi vendido até 2016, quando o Golf Cabriolet foi descontinuado. Fazendo as contas, esse é um ciclo de vida de 13 anos. A arquitetura MQB se igualará a isso daqui a apenas um ano.
Falando estritamente sobre o Golf Mk8, Grünitz afirma que ele representa a "perfeição MQB", portanto não há motivo para desenvolver um novo. Ele admitiu que o hatch médio atual teve um início difícil devido a problemas de software, mas as questões foram resolvidas. Esses problemas iniciais - que também afetaram os carros irmãos Skoda Octavia, SEAT Leon e Audi A3 - já não existem mais, pelo menos é o que ele diz.
O Golf passou recentemente por um facelift, mas agora estamos começando a duvidar que tenha sido uma atualização no meio do ciclo. Se a Volkswagen pretende manter o carro por mais 11 anos, certamente haverá pelo menos mais uma atualização. O ideal seria colocar o câmbio manual de volta no GTI e no R. Mais botões físicos também não fariam mal. É claro que isso é apenas um desejo de nossa parte. Ainda esperamos que a promessa da marca de trazer o Golf novamente ao Brasil em uma versão esportiva torne-se verdade.
Grünitz afirma que o Golf ainda pode ser aposentado antes de 2035, não necessariamente por causa das regulamentações de emissões. A Porsche eliminou o Macan e o 718 Boxster/Cayman na União Europeia porque esses carros não cumpriram a nova legislação de segurança cibernética que entrou em vigor no início deste mês. Teria sido muito caro trabalhar no SUV e nos carros esportivos para cumprir a nova lei, por isso a Porsche decidiu simplesmente desligar a tomada. A VW poderá adotar uma abordagem semelhante se as regulamentações futuras se mostrarem proibitivamente caras para serem cumpridas.
Mesmo que o Golf Mk8 permaneça no mercado até 2035, o ciclo de vida de 15 anos ainda não seria o mais longo para um Golf. O Mk1, lançado em 1974, foi substituído pelo Mk2 na década de 1980, mas a VW construiu um Citi Golf baseado no Mk1 de 1984 até 2009, o que lhe dá uma impressionante vida útil de 25 anos. Bem, 35 anos se levarmos em conta o Golf original. O Citi Golf é este pequeno modelo abaixo.
Fonte: Top Gear Netherlands
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