Após meses seguidos de rumores e especulações, a Lamborghini finalmente definiu a data de estreia do aguardado sucessor do Huracán. De acordo com a marca, o modelo será oficialmente apresentado no próximo dia 16 de agosto e dará as caras durante o Monterey Car Week, a ser realizado na Califórnia. Quando chegar ao mercado, o esportivo será o terceiro híbrido plug-in da empresa e terá algo em torno de 900 cv de potência.
O conjunto será protagonizado pelo motor V8 biturbo que, vez de ser emprestado de outras marcas do grupo Volkswagen, como Porsche ou Audi, foi desenvolvido pela própria Lamborghini. Apesar do mistério, o motor em questão será um 4.0 V8 biturbo com 800 cv de potência e 74,3 kgfm de torque, capaz de girar até impressionantes 10.000 rpm. Para efeito de comparação, o Huracán usa um 5.2 V10 naturalmente aspirado.
O V8 trabalhará em conjunto com um motor elétrico de 150 cv e transmissão de dupla embreagem e 8 marchas emprestada do Revuelto (montada transversalmente). No total, o sistema terá aproximadamente 900 cv de potência combinada. "O conjunto é muito melhor do que o V8 convencional. Existem características que você não pode alcançar se não tiver um motor elétrico associado e isso lhe dá a oportunidade de aproveitar ainda mais o potencial do motor", disse Francesco Scardaoni, diretor da região Ásia-Pacífico.
Sucessor do Huracán em testes
Ainda não está claro se a Lamborghini adicionará ao conjunto um sistema de tração integral, seja mecânico ou eletrônico. Outra possibilidade é que o modelo fique maior do que o Huracán atual, especialmente para que engenheiros tenham espaço extra na carroceria para acomodar os componentes do sistema híbrido. A plataforma usada será uma evolução da arquitetura atual, ou seja, a Lamborghini dispensará a adoção de uma base totalmente nova.
A produção será concentrada na fábrica de Sant'Agata Bolognese, na Itália, assim como os demais modelos da marca. O nome ainda não foi confirmado, mas 'Temerário' é uma das principais apostas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ostentação no Instagram está acabando com a cultura automotiva
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Presidente da Lamborghini explica porque o Temerario fará sucesso