O Chevrolet 2025 Corvette ZR1 é o carro V8 de produção norte-americano mais potente de todos os tempos. Ele tem um 5.5 V8 com turbocompressor duplo de virabrequim plano com 1.187 cv, 114,5 kgfm de torque e um corte de giro de 8.000 RPM. Ele faz mais de 346 km/h e supera um quarto de milha (402 metros) em menos de dez segundos. E quando equipado com o pacote ZTK, ele tem mais de 544 kg de downforce.
O novo ZR1 é, em outras palavras, um monstro. Normalmente, o carro mais potente da linha do Corvette, não é surpresa que esse ZR1 seja um carro pesado. Porém, é a primeira vez que o Corvette passa de 1.000 cv. O último ZR1 tinha 766 cv - apenas 107 cv a mais do que o Corvette normal da mesma geração - e o atual Z06 tem míseros 679 cv em comparação.
O motor do ZR1 está intimamente relacionado ao LT6 do Z06. Conhecido como LT7, ele compartilha uma fundição de bloco e outras peças menores com o seis. No entanto, os principais componentes são diferentes. O bloco em si é usinado de forma exclusiva, os novos pistões forjados contribuem para uma taxa de compressão muito mais baixa (9,8:1 em comparação com os 12,5:1 do LT6), assim como os cabeçotes totalmente novos, e um virabrequim diferente é adicionado.
Os turbocompressores duplos com rolamento de esferas são imagens espelhadas um do outro, com volutas de rolagem única no lado da admissão e rodas de compressor de 76 milímetros. As válvulas de escape eletrônicas permitem o ajuste cuidadoso do seu comportamento, principalmente fora do acelerador, para evitar o turbo lag. As turbinas também são feitas de um material especial chamado "MAR", que aparentemente é melhor do que o Inconel. Isso é novidade para mim.
Essa nova potência do turbo é enviada por meio de uma versão reforçada e reajustada da transmissão de dupla embreagem de oito marchas encontrada em todos os outros Corvettes C8.
Outros componentes, como a suspensão do ZR1, são semelhantes aos C8s menores. Na verdade, o ZR1 compartilha muito com o Z06 por baixo. Ele não é um carro de pista tão potente, mas o pacote ZTK, que permite o máximo de downforce, significa que ele destruirá o circuito mais perto da sua casa. Ele acrescenta uma enorme asa traseira, um flap Gurney no capô e mais peças de aerodinâmica. Além disso, você recebe molas mais rígidas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R.
Como em todos os outros C8, o ZR1 pode ser adquirido em um cupê ou conversível. E eu mencionei que ele tem uma janela traseira dividida pela primeira vez desde a década de 1960?
Isso pode parecer um monte de kit novo, mas graças a detalhes como rodas de fibra de carbono e rotores de freio de cerâmica de carbono - ambos específicos para esse carro - o ZR1 não é tão pesado quanto você imagina. A versão cupê tem um peso seco de 1.665 kg, enquanto o conversível chega a 1.704 kg seco. É surpreendentemente leve.
Não vou me desviar muito do assunto, mas algumas outras comparações são justificadas. O novo ZR1 produz 45 cv a mais do que um Tesla Model S Plaid e pesa cerca de 453 kg a menos. O Lucid Air Sapphire, outro veículo elétrico de alto desempenho, produz 172 cv a mais do que o ZR1, mas o Corvette (seco) pesa impressionantes 756 kg a menos. Comparado com outros carros a combustão, o ZR1 terá uma relação peso-potência melhor do que o Bugatti Veyron.
Dirigir o Corvette de fábrica mais potente de todos os tempos será, sem dúvida, uma loucura, mas terá um preço. A Chevrolet ainda não disse quanto esse carro custará, mas é justo supor que será o Corvette mais caro da história. O antigo C7 ZR1 custava cerca de US$ 120.000 (R$ 676.596) em dólares de 2019 (cinco anos atrás, de repente), e o Z06 já está em US$ 114.395 (R$ 664.824). Se tivéssemos que adivinhar, o ZR1 poderia chegar perto de US$ 150.000 (R$ 845.745). No entanto, até que nos aproximemos da produção em 2025, não saberemos exatamente quanto ele custará.
No entanto, ainda pode haver mais por vir. O sistema híbrido de eixo dianteiro do E-Ray não está presente nesse carro. Ele poderia ser combinado com o motor do ZR1? Minha mente diz "provavelmente", e meu coração diz "absolutamente sim". Embora esse ZR1 seja o Corvette de combustão pura mais impressionante até hoje, algo nos diz que ele não será a última gargalhada do C8.
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