Após lançamento inicial com emblemas da Dacia, a nova geração do Duster começa a ser vendida agora diretamente pelas mãos da Renault. Assim como acontece desde a primeira geração, o SUV adota assinatura francesa em mercados específicos e integra o portfólio ao lado de veículos genuínos da marca. O modelo foi apresentado meses atrás e começa a ser vendido oficialmente agora, começando pela Turquia.
Como nas linhagens anteriores, o Duster migra de Dacia para Renault com modificações concentradas principalmente na dianteira. Nesse aspecto, destaque para a substituição do logotipo da montadora romena pela grafia 'Renault' por extenso e de forma destacada na grade. Curiosamente, a marca abriu mão do tradicional emblema do losango na frente e optou por estampá-lo apenas na traseira e no cubo das rodas, além do interior.
Outros aspectos gerais do design seguem os mesmos do Duster da Dacia, incluindo formato dos para-choques, faróis (até mesmo a assinatura luminosa é a mesma), desenho das rodas, tampa do porta-malas e etc. As medidas gerais também são basicamente as mesmas, incluindo 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos. No porta-malas, é possível levar até 472 litros.
O painel é basicamente o mesmo presente na versão Dacia, mas com adaptação da Renault no volante e nos grafismos do quadro de instrumentos digital (que conta com 7 polegadas). Além disso, há revestimentos exclusivos para bancos e painéis de porta. A central multimídia fica posicionada no topo do painel, com inclinação voltada para o lado do motorista e tela 10,1 polegadas.
Novo Renault Duster 2025
A gama de versões é composta pelos acabamentos Evolution e Techno. Na opção mais básica, o Duster adota motor 1.0 TCe de três cilindros capaz de entregar 100 cv e rodar com gasolina ou gás propano. Logo acima, o conjunto híbrido E-Tech combina motor 1.6 de quatro cilindros aspirado com propulsor elétrico para entregar potência total de 145 cv. Por fim, no topo da gama, o Duster tem motor 1.2 TCe com sistema micro-híbrido de 48 volts e potência de 130 cv. Neste caso, a tração é 4x4.
Novo Renault Duster 2025
A versão Evolution oferece de série rodas de 17 polegadas, faróis em LED, ar-condicionado, câmera de ré, 6 airbags, controle de cruzeiro, sistemas de frenagem automática, alerta de mudança de faixa e sistemas de reconhecimento de sinalização. Logo acima, o Duster Techno acrescenta freios a disco nas quatro rodas, faróis de neblina, carregamento sem fio para smartphone e acendimento automático de faróis.
Os preços começam em 1.249.000 liras turcas, algo como R$ 214.000 em conversão direta. Depois da Turquia, o 'Duster by Renault' será vendido em mercados da África e Oriente Médio. Já no Brasil, onde é produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o SUV não trocará de geração tão brevemente, já que foi recentemente reestilizado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Duster já está no Brasil: veja o que sabemos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Renault aumenta preços do Duster 2024, que se aproxima de R$ 160 mil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Renault Duster é lançado com conjunto híbrido E-Tech de 140 cv
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Renault Duster 2024 tem versão 4x4 na Argentina que faz falta no Brasil