page ad skin

Nova geração do Toyota RAV4 mudará pouco para manter receita de sucesso

Atual carro-chefe da marca no mundo terá fórmula aperfeiçoada e não receberá mudanças drásticas

Toyota RAV4 - 30 anos

À venda no mercado internacional há pelo menos 6 anos na mesma geração, o Toyota RAV4 caminha para logo mais passar o bastão para linhagem sucessora. O projeto ainda é mantido sob forte segredo, mas pouco a pouco vai tendo detalhes revelados - muitas vezes pela própria montadora. Foi o que aconteceu recentemente durante entrevista de Cooper Ericksen, chefe de produto na América do Norte, para a agência Automotive News.

De acordo com o executivo, o próximo RAV4 não receberá alterações drásticas e, em vez de mudar totalmente, apostará forte no aperfeiçoamento da receita atual, cujos resultados comerciais são bastante animadores. “Temos outros segmentos de produtos que são difíceis, mas o cliente falou claramente sobre o que quer com o RAV4: o tamanho, o design, o nível de desempenho, a tecnologia. Vendemos quase 500.000 unidades por ano. Não queremos mexer nessa fórmula", disse.

Toyota RAV4 2024

Ericksen se referiu às previsões de venda esperadas para este ano nos Estados Unidos. O RAV4 já desbancou o Camry e se tornou o principal produto da Toyota nos Estados Unidos. Em 2019 foram 448.071 unidades vendidas e agora em 2024 deverá finalmente superar a barreira simbólica dos 500.000 exemplares. O feito só não foi alcançado ainda por conta da crise dos semicondutores nos últimos anos. 

Em termos globais, o desempenho comercial do RAV4 é igualmente surpreendente. Em 2023, o modelo foi o segundo veículo mais vendido do mundo com 1.075.000 de unidades entregues. Perdeu apenas para o Tesla Model Y, que somou 1.223.000 exemplares.

Toyota RAV4 2024

Apesar do segredo, tudo indica que próximo RAV4 nascerá unicamente híbrido, seja do tipo convencional ou plug-in. Em alguns mercados, como Brasil, o SUV já é oferecido unicamente em versões eletrificadas, mas na nova geração a oferta de configurações híbridas será única e global. Dessa forma, variantes movidas apenas a gasolina serão descontinuadas.

Detalhes específicos, como design, ainda são desconhecidos, mas, até o lançamento, protótipos ganharão as ruas e certamente adiantarão a pegada geral através de flagras. A estreia oficial deverá acontecer até 2025.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com