Em março de 2022, a Porsche estabeleceu um objetivo ousado. A empresa queria que os veículos elétricos respondessem por mais de 80% das vendas até o final da década. Mas agora a Porsche não tem tanta certeza de que conseguirá atingir essa meta. Em uma entrevista à Reuters, um porta-voz da empresa disse: "A transição para os carros elétricos está demorando mais do que pensávamos há cinco anos".
Isso não quer dizer que a estratégia de produto esteja mudando. A agenda de eletrificação da Porsche tornará (teoricamente) possível que quatro em cada cinco carros vendidos até 2030 eliminem completamente o motor de combustão. Mas o pessoal de Zuffenhausen agora está adicionando um asterisco ao lado de 2030: "dependendo da demanda do cliente e do desenvolvimento da eletromobilidade".
Porsche Macan EV
O 718 Boxster e o 718 Cayman com motores a gasolina serão eliminados da linha de produção em 2025 para dar lugar a substitutos elétricos. Já lançado, o Macan totalmente elétrico substituirá o modelo a combustão de primeira geração em 2026. Com lançamento previsto para o final desta década, a quarta geração do Cayenne foi confirmada para também tornar-se elétrica.
A Porsche já sugeriu que o Panamera poderia evoluir para um veículo elétrico. Ele seria posicionado acima do Taycan como um produto maior e mais voltado para o luxo. Um 911 EV não está planejado para esta década, mas o processo de eletrificação já começou com o novo 911 GTS e sua configuração T-Hybrid.
A Porsche está longe de ser a primeira marca de luxo a admitir que a adoção de veículos elétricos não está ocorrendo como planejado. A Bentley queria se tornar totalmente elétrica até 2030, mas esse objetivo foi adiado em três anos. A Mercedes-Benz admitiu recentemente que também estava entusiasmada com as metas de eletrificação. Originalmente, ela estimava que os PHEVs e EVs seriam responsáveis por metade das vendas até 2025, mas agora espera chegar lá até 2030. Os carros com motores a combustão estarão disponíveis "até a década de 2030".
Audi Q8 E-Tron
A adoção de EVs também não tem sido exatamente tranquila para a Audi. A empresa admitiu recentemente que pode ser forçada a encerrar a produção do Q8 E-Tron e do Q8 Sportback E-Tron antes do previsto devido às vendas fracas. As palavras exatas foram: "queda intensificada na demanda específica do segmento". Se a empresa não conseguir encontrar uma solução para manter a unidade de Bruxelas em funcionamento, a fábrica na Bélgica poderá ser fechada.
Esses contratempos nos deixam preocupados com o futuro da Jaguar, considerando que a marca britânica ainda está apostando tudo nos veículos elétricos. Todos os modelos atuais - incluindo o I-Pace - estão mortos, com exceção do F-Pace. Este último também será descontinuado em breve, já que a empresa controladora JLR está levando a Jag para o mercado superior, transformando-a em uma marca de ultra luxo exclusivamente elétrica.
Algumas fabricantes tradicionais fizeram anúncios semelhantes. A Ford da Europa recuou de sua meta de oferecer uma linha de carros de passeio exclusivamente elétricos até 2030. A Volkswagen adiou indefinidamente o lançamento do ID.7 nos Estados Unidos porque "a dinâmica do mercado continua a mudar". Essa é apenas uma maneira agradável de dizer que a VW está preocupada que o liftback elétrico seja difícil de vender nos Estados Unidos.
Volkswagen ID.7
Apenas algumas empresas automobilísticas se mostraram relutantes em relação ao rápido crescimento projetado para os veículos elétricos. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, acredita que os carros elétricos nunca ultrapassarão uma participação de mercado de 30%. A BMW ainda espera que os VEs representem 50% das vendas da empresa até o final da década, mas ainda não definiu uma data limite para os carros de combustão interna.
As fabricantes estão em uma posição difícil, tendo que fazer malabarismos com as regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas para carros a gasolina e, ao mesmo tempo, desenvolver uma linha abrangente de veículos elétricos. É um esforço caro, e é por isso que há cada vez menos cupês e conversíveis à venda atualmente. Carros impopulares estão sendo eliminados para que as empresas possam se concentrar no que vende melhor, principalmente crossovers e SUVs.
Fonte: Reuters
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