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Ford: meta de eletrificação na Europa foi 'ambiciosa demais'

Isso significa que a marca pode voltar atrás e manter motores a combustão por lá até 2030

2025 Ford Capri
Foto de: Ford

Nos últimos anos, a Ford fez um esforço agressivo para colocar mais veículos elétricos nas ruas, assim como muitas montadoras. Mas, como vimos em outros lugares, as empresas estão começando a reverter os planos de veículos elétricos à medida que a demanda dos clientes diminui. A Ford é a mais recente a admitir que pode ter sido agressiva demais em sua iniciativa de veículos movidos por baterias.

Em uma entrevista à Autocar, o chefe de operações para veículos eletrificados da Ford, Marin Gjaja, disse que a empresa foi excessivamente ambiciosa com seus planos de veículos elétricos na Europa. "Acho que os clientes votaram e nos disseram que isso era ambicioso demais", observou Gjaja. "Não achamos que ser totalmente elétrico até 2030 [na Europa] seja uma boa escolha para nossos negócios ou, especialmente, para nossos clientes."

<p><em>2025 Ford Capri</em></p>

2025 Ford Capri

A Ford anunciou em 2021 que tinha planos de tornar toda a sua frota europeia elétrica até 2030, mas esse é o segundo relato que surgiu recentemente sugerindo que a Ford vai desacelerar tais metas. Em maio, o gerente geral da Ford Europa, Martin Sander, disse à Automotive News que os motores a combustão poderiam continuar após 2030. "Se observarmos uma forte demanda, por exemplo, por veículos híbridos plug-in, nós os ofereceremos."

Nesse caso, Gjaja cita a desaceleração da adoção de veículos elétricos e o aumento dos custos como as principais razões para a recente reversão. Atualmente, a Ford vende apenas dois veículos elétricos na Europa: O Explorer EV e o Mustang Mach-E. O novo Ford Capri estará à venda no final deste ano.

A Ford não fez nenhuma declaração sobre seus planos de veículos elétricos nos EUA. Mas a empresa anunciou recentemente que expandirá a produção de seus caminhões Super Duty no Canadá - que incluirá uma opção híbrida - e sabemos que mais híbridos e plug-ins híbridos não estão fora de cogitação.

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