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Fastback da Citroën terá mais tecnologias que o C3 Aircross: confira!

SUV cupê se aproxima do lançamento na Índia e marca adiantou as tecnologias que trará. Algumas podem chegar ao C3 Aircross e ao Basalt.

Citroën antecipa detalhes do Basalt na Índia
Foto de: Citroën

A apresentação do novo Citroën Basalt deve ocorrer em agosto, mas primeiro para o mercado indiano. Por lá, a marca divulgou uma série de vídeos em suas redes sociais antecipando um pouco das novas tecnologias que estrearão com o SUV cupê da família C3. Algumas delas podem até vir a aparecer no C3 Aircross e no C3 hatch.

Nos vídeos, a Citroën da um grande destaque aos bancos do Basalt, incluindo um encosto de braço entre os assentos dianteiros maior que os encontrados nos "irmãos de plataforma". Nos bancos traseiros, o encosto de braço trará alguns porta-copos também. Na parte tecnológica, destaca-se ainda o painel de instrumentos digital e a central multimídia com tela horizontal.

Citroën antecipa detalhes do Basalt na Índia
Foto de: Citroën

Apesar de preços que passam dos R$ 130 mil, o C3 Aircross nacional ainda usa ar-condicionado com regulagem manual de temperatura. Na Índia, o vídeo divulgado pela Citroën mostrou que o Basalt terá disponível um sistema de ar-condicionado automático digital, ainda que de apenas uma zona. Até o momento, ainda não está claro se este será um equipamento de série para todas as versões ou se será oferecido somente nas configurações mais caras do SUV com ares de cupê.

Na Índia, especula-se que algumas dessas novidades devem chegar ao Aircross também. É o caso de chave do tipo canivete, ar-condicionado digital, piloto automático, carregamento sem fio para celulares, faróis com iluminação em LED, botão de partida e acesso sem chave. O próprio Aircross deverá ganhar alguns destes itens em um segundo momento.

Citroën antecipa detalhes do Basalt na Índia
Foto de: Citroën

Mecanicamente, o Basalt nacional será equipado com o motor 1.0 turboflex de até 130 cv de potência quando abastecido com etanol, amplamente usado dentro do grupo Stellantis. O propulsor já é adotado pelo irmão C3 Aircross e virá sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT, com tração dianteira. A plataforma CMP, de caráter modular, é a mesma de outros carros do conglomerado, como os Peugeot 208 e 2008. Outros mercados terão motores 1.6 aspirado e 1.2 turbo de 110 cv.

Tanto o Brasil quanto demais mercados da América Latina serão abastecidos pela fábrica de Porto Real (RJ), que já produz C3 e C3 Aircross. A unidade está recebendo R$ 3 bilhões em investimentos e passará a fabricar também inédito modelo igualmente baseado na CMP - ao que tudo indica, será o Jeep Avenger.

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