"Esta é a nova Amarok?", "Esta é a nova picape VW?". Faltando apenas três semanas para o lançamento comercial da picape atualizada fabricada em Pacheco, a Volkswagen Argentina abriu hoje seu estande na La Rural, feira agrícola tradicional em Buenos Aires, com uma exibição da antiga Amarok. No que representa a despedida do modelo veterano, esta é sua última apresentação pública antes do lançamento da Amarok 2025, programado para 6 de agosto.

Neste momento, é preciso deixar claro que a "nova Amarok" - que a Volkswagen está chamando de "terceira geração" - nada mais é do que mais uma reestilização da mesma Amarok antiga, que foi produzida na Argentina nos últimos 14 anos. Essa reestilização não deve ser confundida com nova geração da picape, que a Ford fabrica na África do Sul e vende em vários continentes com base na nova Ranger.

Tudo isso explica a confusão que surgiu hoje no estande da VW na La Rural. Apesar de a marca já ter publicado fotos e vídeos oficiais do novo modelo (veja abaixo), apenas unidades do produto antigo estão em exposição em Palermo.

Isso porque ainda há unidades em estoque da variante antiga, que são vendidas na rede de concessionárias VW na Argentina com até 35% de desconto sobre o preço de tabela nas versões 4x2.

E qual será o preço da Amarok 2025 atualizada? Na semana passada, vários vendedores de consórcios começaram a vazar detalhes nas redes sociais sobre a linha da caminhonete. Por exemplo, a variante com motor V6 terá uma série especial chamada "Hero", com detalhes que esses vendedores já estão divulgando como "pintura em dois tons".

Os preços para a Argentina chamaram a atenção: alguns vendedores apresentaram valores de até 77 milhões de pesos (R$ 464.337), o que gerou uma confusão. Trata-se de um grande salto de preço em relação à atual Amarok V6 Black Style, que tem preço oficial de 69 milhões de pesos, ou R$ 416.094 (embora todos saibam que ela é vendida com bons descontos). Será que o público estaria disposto a validar esse grande salto de preço depois de ter se acostumado a tantos descontos?

Em todo caso, isso é apenas especulação. Esses valores ainda não são oficiais. Teremos que esperar até 6 de agosto para saber os preços de tabela para a Argentina. Não são esperadas mudanças mecânicas, com os motores 2.0 de quatro cilindros e 3.0 V6 turbodiesel da Amarok atual permanecendo os mesmos.

As mudanças se concentrarão na frente redesenhada, novos faróis, uma nova grade com iluminação em LED nas versões mais caras e um novo interior com uma tela multimídia mais abrangente. Também são esperados mais airbags (para ir além dos quatro atuais) e mais dispositivos de assistência à condução, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Ela também adicionará alguns gadgets curiosos, como uma tela de bússola e outras funções no painel de instrumentos, mas deve manter os contadores analógicos.

A veterana Amarok se despede da La Rural depois de ter alcançado o segundo lugar no ano passado no ranking de vendas de picapes e de ser o modelo mais vendido da VW na Argentina, após o desaparecimento do Gol Trend.

No caso do Brasil, a apresentação acontecerá também em agosto, porém durante a Festa do Peão de Barretos, entre os dias 15 e 25 de agosto.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com