Há alguns problemas com o Red Bull RB17. Os principais são que ele custa £5 milhões (R$ 36 milhões), está esgotado e não pode ser dirigido em vias públicas, é exclusivo para as pistas. No entanto, os 50 clientes que tinham o dinheiro e compraram o carro rapidamente poderão resolver esse último problema. Cortesia da Lanzante, o carro desenvolvido por Adrian Newey poderá receber uma conversão para uso nas ruas.

É isso mesmo: a empresa britânica Lanzante, responsável pela adaptação do McLaren P1 GTR para as ruas, também dará ao RB17 a possibilidade de ser emplacado e usado normalmente. Um porta-voz disse à revista Top Gear que os futuros proprietários do hipercarro da Red Bull já manifestaram interesse em pagar mais para usar o esportivo com motor V10 da Cosworth fora de uma pista de corrida. Como você pode imaginar, fazer com que ele esteja em conformidade com os regulamentos para carros de rua não será barato. Isso custará até £500.000 (R$ 3,6 milhões), cerca de 10% do preço original do carro.

Conhecendo a Lanzante, os especialistas farão o possível para manter o RB17 de rua o mais próximo possível do original. Dada a aerodinâmica alucinante e a natureza de pista inclinação do hipercarro da Red Bull, não será fácil transformar esse monstro do circuito em um veículo de rua. Vale a pena observar que o P1 GTR não é o único carro de pista convertido para uso nas ruas pela empresa. Uma das cinco unidades do Pagani Zonda Revolucion recebeu o mesmo tratamento e participou do Goodwood Festival of Speed do ano passado.

É provável que o RB17 para uso nas ruas ganhe um pouco de peso além dos impressionantes 900 kg da versão de pista. O hiper-carro da Red Bull não é apenas mais leve que um Fiat Mobi, mas também é quase 16 vezes mais potente. Com mais de 1.200 cv, o monoposto assinado por Adrian Newey é cerca de um segundo mais rápido em Silverstone do que um carro de F1 - pelo menos de acordo com testes de simulação recentes.

É provável que a aerodinâmica seja afetada negativamente pela adição de espelhos laterais, portanto, não espere que a versão de rua gere as 1.700 kg de pressão aerodinâmica prometidas para o RB17 normal. Teremos que esperar para ver se haverá alguma mudança no V10 Cosworth que propulsiona o modelo.

Na forma padrão, o motor 4.5 naturalmente aspirado envia 1.000 cv para as rodas traseiras e gira a 15.000 rpm. Os outros 200 cavalos vêm de um motor elétrico incorporado à caixa de câmbio de fibra de carbono. A transmissão não tem marcha à ré, já que isso é feito pelo motor elétrico. Com a potência combinada, o carro atinge velocidade máxima de 350 km/h.

Ainda vai demorar um pouco para vermos o primeiro Red Bull RB17 modificado pela Lanzante, já que a produção do hiper-carro padrão não começará até o final de 2025. É provável que o processo de conversão leve muitos meses. No caso do Porsche 935 para uso em rua, apresentado no Goodwood Festival of Speed da semana passada, a Lanzante levou cerca de 18 meses de desenvolvimento para converter dois carros para uso em estrada.

Galeria: Red Bull RB17

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