O motor de grande cilindrada aspirado pode estar com dias contados, mas a Cosworth acredita que o velho cão ainda pode aprender novos truques. A equipe de engenharia britânica concebeu não apenas o novo V12 6.5 para o Aston Martin Valkyrie, mas também um V12 3.9 para o Gordon Murray T.50. A base de ambos os motores de alta rotação são unidades compactas três cilindros de 1,6 litro, mas no final dos anos 90, a Cosworth criou um motor ainda menor.

Desenvolvido como uma mula de teste para o que viria a ser o motor V10 final da Cosworth para a Fórmula 1, este propulsor tem um cilindro e deslocamento de apenas 0,3 litro. Ao contrário de hoje, quando motores pequenos estão sendo empurrados goela abaixo para poder atender as normas mais rígidas de emissões, o pequeno motor de um só cilindro era pensado somente para a questão de desempenho. O site Drivetribe conversou com o diretor administrativo da Cosworth para dar mais detalhes sobre o peculiar motor pequeno.

Motor Cosworth de um cilindro e 300 cm3

Criada por volta de 1998-1999, a mula do motor serviu de trampolim para o desenvolvimento do motor TJ V10, que equipou vários carros de Fórmula 1. Ele estreou com a Jaguar Racing em 2003 e também foi utilizado pela Minardi nas duas temporadas seguintes, junto com a Red Bull em 2005. O motor foi aposentado ao final daquela temporada e, a partir de 2006, todos os carros de F1 trocaram o motor V10 por um V8 com deslocamento máximo de 2,4 litros devido ao novo regulamento.

Por que torná-lo tão pequeno? Porque era a maneira mais barata e rápida de testar novos componentes do motor antes de criar o motor V10 de tamanho real. O propulsor TJ vem de uma era dourada, quando as regulamentações não eram tão rígidas como hoje e o conceito de economia de custos era basicamente inédito. Isso deu aos engenheiros muita liberdade durante o desenvolvimento, desde que os motores tivessem o deslocamento de 3,0 litros - uma regra da época. Embora os motores fossem menores, a potência ainda subiu em comparação com a era de 1989-1994.

Mesmo este minúsculo motor conceito ainda rende uma potência saudável de 91 cv, isso a partir de apenas de um deslocamento de 0,3 litro ou 300 cm³ que gira até 20.000 rpm. O diretor administrativo da Cosworth admite que o motor não "roncava" bonito quando estava inclinado e a rigidez de torção era ruim devido à falta de outros cilindros mas, mesmo assim, fez o que deveria ter feito - acelerar o desenvolvimento do V10 de 3,0 litros.

Tenha em mente que o motor já tem mais de 20 anos de idade e é naturalmente aspirado, então extrair tanta potência de um deslocamento tão pequeno sem depender de indução forçada foi uma verdadeira proeza naquela época. Avançando rapidamente até 2021, há alguns hot hatches com motores pequenos mais potentes, à exemplo do motor três cilindros EcoBoost de 1,5 litro da Ford com 202 cv que equipa Fiesta ST e Puma ST. Há também a Toyota com seu motor de 1,6 litro e três cilindros do Yaris GR com 261 cv, sendo que este propulsor deve estar também no Corolla Hatchback GR, confirmado para o Brasil e que pode chegar nos 300 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com