Kia Tasman 2025 será revelada amanhã; veja o que já sabemos sobre a picape
Nova caminhonete promete chamar atenção principalmente pelo design nada comum para o segmento
Após meses seguidos de flagras e teasers, a Kia finalmente confirma a data oficial de apresentação da aguardada picape Tasman 2025. Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da marca para este ano, a caminhonete será revelada amanhã (16) e deverá estar à venda a partir do início do ano que vem. Os primeiros mercados contemplados serão da Ásia-Oceania, mas o alcance comercial promete ser global.
Na visual, flagras e projeções já adiantaram que a ideia da Kia será imprimir na Tasman 2025 filosofia de design própria e estilo geral bastante robusto, aos moldes do que já vimos na Jeep Gladiator. As laterais terão caixas-de-roda bem marcadas com pintura contrastante e ampla altura em relação ao solo. Na traseira, a tampa da caçamba terá o logotipo da Kia gravado diretamente na lataria, além de lanternas bem posicionadas nas extremidades.
Haverá ainda degraus integrados nos cantos do para-choque traseiro para acesso mais prático e rápido à caçamba (a Ford já adota a mesma solução na Ranger), além de tampa traseira com divisão na parte superior (semelhante à abertura configurável Multi-Flex da Chevrolet Silverado). Destaque também para ganchos de reboque, freios a disco nas quatro rodas e rodas de 17 polegadas com seis furações. Os pneus, dependendo da versão, serão BF Goodrich All-Terrain.
Na cabine, flagras já adiantaram que os bancos serão os mesmos de outros modelos da marca, como o Sportage, e o painel terá o moderno esquema de telas integradas para abrigar quadro de instrumentos e sistema de entretenimento. O console central será elevado e abrigará diversos porta-objetos. Chamará atenção ainda o seletor de marchas instalado diretamente na coluna de direção. Equipamentos modernos de segurança e assistência à condução estarão presentes.
Mecanicamente, a Tasman 2025 terá motores tradicionais e também versão elétrica. No primeiro caso, destaque para o propulsor 2.2 turbodiesel da família CRDi com aproximadamente 200 cv de potência e 44,9 kgfm de torque máximo. Haverá ainda um 2.5 turbo a gasolina, neste caso com 281 cv de potência e 43 kgfm de torque. Já a versão elétrica terá bateria com mais de 100 kWh e autonomia de aproximadamente 400 km.
A produção será concentrada na fábrica de Hwaseong, na Coreia do Sul, ao ritmo inicial de 65.000 unidades por ano. O primeiro grande mercado a receber a picape será a Austrália, a partir de 2025. O próprio nome do modelo, vale salientar, é uma referência ao país, que é grande consumidor de picapes médias. Posteriormente, países da Ásia, América Latina, Oriente Médio e África serão alcançados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Kia Syros 2025 promete mistura curiosa de SUV com minivan; veja teasers
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV