A Peugeot terá um modelo híbrido-plugin no Brasil "em um futuro muito próximo". Estas foram as palavras de Linda Jackson, CEO Global da Peugeot, em conversa exclusiva no estúdio Motorsport.com & WEC durante as 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
A executiva, que lidera globalmente a marca Peugeot, veio ao Brasil para acompanhar a participação do time Peugeot TotalEnergies com seu hypercar 9X8. Em conversa exclusiva com Motor1.com e Motorsport.com, Linda falou sobre a importância da WEC para desenvolvimento da Peugeot, eletrificação na Europa e no Brasil além dos desafios a serem superados em termos de tecnologia e infraestrutura.
Falando especificamente de veículos elétricos, Linda afirmou que a Peugeot está investindo muito e não voltará atrás em seus planos - principalmente na Europa, após rumores de que o governo poderia rever a exigência de se vender apenas veículos de zero emissão após 2035.
Para o Brasil, o discurso é muito parecido, mas pondera que é necessário ter demanda de mercado para produção nacional. De qualquer forma, acredita também que é um caminho sem volta e que em algum momento passará a produzir veículos elétricos também por aqui.
Ainda para o mercado brasileiro, Motor1.com perguntou se a tecnologia híbrida plug-in estava nos planos e a resposta foi que sim em um "futuro muito próximo" e quando tentamos entender esse tempo voltou a afirmar "muito muito próximo".
Obviamente não falou sobre o modelo. A Peugeot foi eleita a marca que mais investirá na eletrificação no Brasil dentro da Stellantis. Aqui no mercado brasileiro já temos três modelos elétricos: e-208, e-2008 e e-Expert.
Embora ainda não revele qual será este modelo híbrido plug-in, as apostas estão na nova geração do Peugeot 3008, apresentada em setembro do ano passado. Quando o 3008 anterior chegou ao país, em 2021, executivos ligados à fabricante francesa disseram ao Motor1.com que a versão híbrida plug-in estava nos planos para o Brasil, apesar de ainda não ter uma data definida para ser lançado.
Feito com a nova plataforma STLA Medium, que será usada na próxima geração do Jeep Compass, o 3008 mede 4,54 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,64 m de altura e tem um entre-eixos de 2,73 m. A versão PHEV utiliza um motor 1.6 turbo de 150 cv combinado a um propulsore elétrico de 125 cv, entregando uma potência combinada de 194 cv. Sua bateria é de 21 kWh, com 17,8 kWh utilizáveis, o que dá uma autonomia de 87 km pelo ciclo de testes europeu WLTP e um consumo combinado de 111 kml/litro usando os dois motores no modo mais econômico.
A outra opção disponível dentro da linha da Peugeot na Europa é o 5008, que também mudou para sua terceira geração recentemente. No entanto, se pensarmos na linha atual da empresa no Brasil, o 5008 tem menos chance de aparecer, pois não é vendido aqui desde 2021 e, apesar da marca ter expressado o interesse de trazer a versão reestilizada ao país, isto nunca aconteceu. É um modelo maior e, consequentemente, mais caro, o que fez com que sua carreira no Brasil não tenha sido boa – o SUV emplacou 637 unidades em seu primeiro ano, caindo para 440 unidades em 2019 e 141 em 2021.
A chegada do Peugeot 3008 pode ser uma forma de responder aos modelos chineses que desembarcaram nos últimos meses, posicionando a marca dentro do segmento dos SUVs médios com uma opção mais tradicional. O problema é ter um preço que seja considerado competitivo, pois foi o que atrapalhou as vendas da geração passada, ainda oferecida no site oficial por R$ 266.490 na versão Griffe e R$ 286.990 na variante GT. Na Europa, o SUV médio parte de 42.990 euros (R$ 256.639).
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