Após anos de rumores e teasers, a Red Bull finalmente revelou seu primeiro carro de pista para clientes, o RB17, no Goodwood Festival of Speed. O hipercarro com motor central de dois lugares produz mais de 1.200 cv de potência graças a um 4.5 V10 naturalmente aspirado e eletricamente assistido, capaz de atingir a impressionante rotação de 15.000 rpm. Ele pesa menos de 900 kg, com a Red Bull prometendo níveis de desempenho em pista de carros de Fórmula 1. Isso é que é extremo.
Esse peso incrível se deve ao monocoque de dois lugares em fibra de carbono do RB17, que usa o motor como um membro tensionado do chassi. A potência chega às rodas traseiras por meio de uma caixa de câmbio sequencial de seis marchas e um diferencial blocante ativo com travamento hidráulico. Não há marcha à ré, usando o motor elétrico para mover o veículo para trás quando necessário.
Esse motor elétrico produz sozinho 200 do total de 1.200 cv, com o V10 fornecendo os outros 1.000 cv. O controle de tração padrão mantém toda essa potência sob controle, e os freios com ABS estão presentes para evitar que os motoristas travem em zonas de frenagem pesada. A velocidade máxima é superior a 350 km/h.
Como esperado de um carro desenvolvido com o gênio da engenharia da Red Bull, Adrian Newey, o RB17 tem uma aerodinâmica impressionante. A Red Bull afirma que o carro produz até 1.700 kg de downforce, ou quase o dobro de seu próprio peso. Há sistemas de gerenciamento do fluxo de ar das rodas incorporados à carroceria para suavisar o quanto passa ao redor dos pneus. As asas dianteira e traseira também recebem elementos ativos para ajustar a força descendente em diferentes cenários.
O restante das partes internas do RB17 é igualmente inspirado no esporte a motor. Há uma suspensão pushrod ajustável, incorporada com controle ativo de altura e rolagem, além de um modo de elevação para superar solavancos em baixas velocidades. Há também direção hidráulica assistida e freios de carbono nas quatro rodas. É interessante notar que apenas os freios traseiros são controlados por um sistema brake-by-wire.
Envolvendo esses freios estão as rodas de fibra de carbono de 18 polegadas com pneus de corrida Michelin desenvolvidos especificamente para esse carro. Os clientes também podem optar por uma opção de roda de 20 polegadas envolta em pneus de alto desempenho.
A Red Bull projetou o RB17 para ser apreciado com facilidade e frequência. Há opções de assentos personalizados, uma caixa de pedais ajustável e armazenamento embutido para itens como macacões de corrida e capacetes. O motor funciona com gasolina e todos os carros têm uma garantia de 2 anos/4.000 km (o que ocorrer primeiro). A empresa afirma que o carro é durável o suficiente para participar de uma corrida de 24 horas sem manutenção. A manutenção normal pode ser feita na sede da Red Bull, em um centro de serviço local ou no local do cliente. Os serviços principais são realizados a cada 8.000 km e devem ser feitos na sede da empresa.
Assim como outras fabricantes de supercarros exclusivos para pista, como Ferrari e McLaren, a Red Bull planeja realizar uma série de eventos privados a cada ano para que os clientes usem seus carros na pista como pretendido. A empresa também planeja permitir que os proprietários entrem em seu círculo interno, convidando-os para as comemorações da Red Bull Racing, sessões de simulador e eventos sociais fora da pista.
"Eu vinha pensando na ideia de aceitar o desafio de projetar nosso próprio hipercarro, desde o conceito até a entrega, há muitos anos e tem sido um projeto e uma jornada magníficos", disse Newey em um comunicado. "O fato de finalmente chegarmos ao dia em que tiramos as capas e vemos o nascimento do RB17 é realmente notável. O hipercarro RB17 abrange tudo o que defendemos: Potência, velocidade e beleza inegáveis. Ele é muito adaptável em suas habilidades, e fizemos questão de projetá-lo como um carro de dois lugares para que a emoção de dirigir em velocidades de F1 possa ser desfrutada com um amigo ou parceiro."
Não há informações sobre o preço do RB17, embora seja seguro supor que ele esteja na faixa dos sete dígitos. Não que isso importe, já que todos os 50 exemplares já foram vendidos. Espera-se que a produção comece no próximo ano. Teremos que esperar para ver como ele vai se comprar contra outros hiperesportivos como Mercedes-AMG One, Aston Martin Valkyrie e o novo Bugatti Tourbillon.
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