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BYD Song Plus x Song Pro: as diferenças entre os SUVs híbridos

Apesar do nome parecido, os modelos não guardam tantas semelhanças assim

BYD Song Plus e Song Pro: as diferenças
Foto de: Motor1.com

O recente lançamento do Song Pro fez a BYD ter duas opções de SUVs híbridos plug-in em seu catálogo com nomes similares, contando ainda com o Song Plus. O último recebeu mudanças com a chegada da linha 2025 ainda em maio. Porém, a semelhança de nome não significa que os carros são tão parecidos assim. Veja as diferenças:

BYD Song Plus e Song Pro: preços

O novo BYD Song Pro chegou ao mercado brasileiro em duas configurações: GL e GS. Para este comparativo, utilizaremos a última, mais cara e completa. Neste caso, o SUV híbrido plug-in custa R$ 199.800. Nas lojas desde maio, o novo BYD Song Plus tem um preço anunciado de R$ 239.800. São R$ 40 mil de diferença entre os valores.

BYD Song Plus DM-i 2023

BYD Song Plus DM-i 

BYD Song Pro 2025 (Brasil)
Motor1.com

BYD Song Pro 2025 (Brasil)

Medidas similares

No papel, o BYD Song Pro é mais comprido que o Plus, com o mais barato tendo 33 mm de vantagem, e mais alto (+30 mm). No entanto, o modelo mais caro tem 30 mm a mais de largura, garantindo uma cabine mais ampla. O Plus ainda leva em entre-eixos (+53 mm), altura em relação ao solo (+24 mm) e porta-malas (+54 litros). Veja a tabela: 

Medida (em mm) BYD Song Plus BYD Song Pro Diferença
Comprimento 4.705 4.738 -33
Altura 1.680 1.710 -30
Largura 1.890 1.860 30
Entre-eixos 2.765 2.712 53
Altura do Solo 180 156 24
Porta-malas (L) 574 520 54
Peso (kg) 1.790 1.700 90
BYD Song Pro 2025 (Brasil)
Motor1.com

BYD Song Pro 2025 (Brasil)

Conjunto motriz

Mais um elemento que pode gerar confusão entre os Song Plus e o Pro e o conjunto propulsor. Ambos utilizam o mesmo motor a gasolina e trazem um conjunto de baterias para o motor elétrico com a mesma capacidade. Em ambos, utiliza-se um 1.5 aspirado e baterias com 18,3 kWh de capacidade. Lembrando novamente que estamos levando em consideração o Song Pro GS, pois o GL tem menos baterias e potência combinada.

No Song Pro GL, o motor a combustão entrega 98 cv de potência e 12,4 kgfm de torque. No Song Plus, são 110 cv e 13,8 kgfm. O motor elétrico tem potência nominal 197 cv e torque 30,6 kgfm. O elétrico do Song Plus entrega 194 cv e 33,1 kgfm. A potência combinada em ambos é de 235 cv. Para os dois, o motor de combustão interna é de que trabalha quase como um gerador de energia para as baterias alimentarem o motor elétrico. Para quem utilizar um carregador para colocar energia nas baterias, há mesma limitação em ambos: apenas corrente alternada e limitada a 6,6 kW de potência.

BYD Song Plus DM-i 2023

BYD Song Plus DM-i

BYD Song Pro 2025 (Brasil)
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BYD Song Pro 2025 (Brasil)

Cabine e equipamentos

Na cabine, a diferença entre os Song Plus e Pro é um pouco mais nítida. Apesar de alguns elementos em comum, o Plus tem um painel de instrumentos um pouco mais convencional e maior, enquanto o do Pro é simplesmente destacado. Os puxadores de porta e os forros das portas (um pouco mais refinados no Plus) também são diferenças vísiveis.

Entre os equipamentos de série, a dupla tem em comum itens como 6 airbags, ajuste elétricos para o banco do motorista, carregador de celular por indução, câmeras para visão de 360º e iluminação total por lâmpadas de LED. Mas o Plus é mais caro por um motivo bem óbvio: é bem mais equipado.

No Song Plus há uma série de itens de série que não são encontrados nem como opcionais no Song Pro GS mais completo. Entre eles, vale citar ajuste elétrico do banco do passageiro, teto-solar, comutador automático de farol alto, ventilação e aquecimento dos bancos e retrovisor interno fotocrômico. As rodas são de 19" no Song Plus e de 18" no Pro. Mas o mais grave é a ausência de equipamentos de segurança presentes no Plus, mas que podem fazer falta no Pro GS.

O modelo mais barato não conta com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de centralização em faixa, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de descida, alerta de ponto cego, alerta de mudança involuntária de faixa, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma em marcha ré e frenagem autônoma de emergência.

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