Quando eu dirigi o Hyundai Ioniq 5 N e disse que era sem dúvida um dos melhores carros esportivos do mundo, ouvi muitas críticas. Tem também o fato de ser elétrico, que em teoria seria chato. Agora o pessoal da CarExpert lá no Reino Unido fez um experimento: o hatch coreano passaria vergonha contra SUVs esportivos?

O primeiro deles, um Rolls-Royce Cullinan roxo com um kit de carroceria Mansory não parece tão ruim, certo? E o acerto do Mercedes-AMG G63 ajustado pela Brabus? Quanto ao Lamborghini Urus Performante Essenza SCV12, ele não é muito diferente do Urus padrão. Confira a seguir o que eles acharam dessa brincadeira.

Essa é uma coleção muito eclética de SUVs ultra-caros, mas eles têm a potência necessária para sustentar o visual. O Cullinan tem um V-12 de 6,75 litros, enquanto o G63 tem seu tão amado V-8 de 4,0 litros com turbocompressor duplo. Não se sabe ao certo quais modificações mecânicas foram feitas nesses SUVs tunados - na pior das hipóteses, há 591 e 577 cavalos de potência sob esses respectivos capôs. Na terra do Lambo, sabemos que seu V-8 biturbo de 4,0 litros produz 627 cv. Trata-se de uma versão especial do Urus que somente os proprietários do carro de pista Essenza SCV12 podem comprar.

E ainda há o Hyundai, que parece bastante sem graça em meio a esse mar de SUVs coloridos e equipados. Com preço bem inferior aos rivais, o Ioniq 5 N tem um desempenho muito acima de sua classe. Mas será que ele é épico o suficiente para derrotar esses titãs em uma corrida de arrancada?

A equipe da CarExpert gravou alguns vídeos desses quatro artistas em ação. Primeiro, os SUVs a combustão disputam entre si. O Mercedes e o Rolls-Royce se alinham primeiro e, sem nenhuma surpresa, o G63, mais leve, leva a vitória. A segunda rodada coloca o G contra o Urus e, na verdade, a disputa fica próxima por algum tempo. A vantagem de potência do Lambo aparece no final da pista, deixando o Mercedes e suas narinas instaladas pela Brabus bem para trás.

Não temos ideia se a equipe de filmagem tinha conhecimento prévio desse confronto que estava por vir. Desculpe, fãs da combustão - o Ioniq 5 N é absolutamente superior ao Urus em todos os aspectos. Devido à baixa quilometragem, o motorista do Lambo não pôde usar o controle de largada. Mas isso não importava. Seja em uma arrancada ou em uma curva, tudo era Hyundai.

Os números finais contam a história. Com um tempo de 13,29 segundos no quarto de milha, o Rolls-Royce Mansory não conseguiu superar sua pintura roxa nem nenhum dos concorrentes. O Mercedes-AMG G63 fez 12,59, certamente não foi lento, mas foi mais lento que o tempo de 12,43 registrado pelo Urus. Mas todos eles foram muito mais lentos do que o Ioniq 5 N, que fez 11,32 segundos a 196 km/h.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com