Os impostos contra carros chineses na Europa podem ter virado um problema para as fabricantes, mas isso não significa que não tenham para onde crescer. Mais uma empresa automotiva da China confirma que venderá e produzirá carros no Brasil e, desta vez, foi a GAC Motor, em um anúncio feito durante uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin em Pequim (China). A promessa é investir US$ 1 bilhão (R$ 5,66 bilhões) na operação brasileira.

“Nos próximos 5 anos, a GAC, junto com sua cadeia de fornecedores, planeja investir US$ 1 bilhão no Brasil, incluindo planos de estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento, e armazéns para peças de reposição”, disse Feng Xingya, presidente do Grupo GAC. O material divulgado pela empresa diz que o plano é ser a primeira fabricante chinesa a ter uma linha de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento completo, produzindo carros a gasolina, elétricos, híbridos e híbridos plug-in.

GAC Trumpchi Emkoo

GAC Trumpchi Emkoo

GAC Aion Y Plus

GAC Aion Y Plus

GAC Aion V

GAC Aion V

O argumento da GAC para conquistar o cliente é de onde veio a sua experiência em fazer carros. A empresa possui joint ventures com Honda e Toyota, além de ter sido a parceira da então Fiat-Chrysler na China. Atualmente, é a quinta maior fabricante da China e trabalha com somente duas marcas. A Trumpchi é o braço normal da empresa, com modelos a combustão e, como o nome é muito estranho para o mercado global, é vendida em outros países somente como GAC. Já a Aion é a divisão de modelos elétricos e híbridos.

Apesar do anúncio, a GAC ainda não diz quando pretende iniciar a operação ou onde irá construir a sua fábrica, além de que o investimento será feito ao longo dos próximos 5 anos. Como promete ter tanto modelos a combustão quanto híbridos e elétricos, não seria uma surpresa ver a GAC repetir a estratégia da GWM, usando a Aion como uma submarca.

Quanto aos carros quem podem vir, existem diversas opções. Recentemente, a GAC iniciou a operação na Costa Rica com os SUVs GS3, GS4 e GS8 e a minivan M6 Pro. Embora seja definido como um SUV compacto, o GS3 mede 4,41 m, então tem um porte semelhante ao do Jeep Compass (que tem 4,40 m) e é equipado com um motor 1.5 turbo de 177 cv. O GS4, que recentemente mudou para sua terceira geração, é um pouco maior, com 4,68 m, também com um 1.5 turbo de 177 cv e deve ganhar uma versão híbrida plug-in em breve, que existia no modelo passado.

GAC Trumpchi GS3 2023

GAC Trumpchi GS3 2023

GAC Trumpchi GS4 Max

GAC Trumpchi GS4 Max

GAC Trumpchi GS8

GAC Trumpchi GS8

Já o GS8 tem 4,98 m de comprimento, ou 5,01 m na versão híbrida plug-in (que é vendida na China como Trumpchi ES9). O GS8 está disponível com o motor 2.0 turbo de 252 cv sem eletrificação ou uma variante do 2.0 combinada ao um sistema híbrido completo de 237 cv. E um detalhe importante é que esta tecnologia híbrida é fornecida pela Toyota. A versão PHEV sobe a potência para 367 cv e usa uma bateria de 25,5 kWh.

Outra opção é o Trumpchi Emkoo, outro SUV de 4,68 m que estreou em 2022 na China, porém equipado com o 2.0 turbo e uma nova geração do sistema híbrido convencional, que a GAC diz ter sido desenvolvido junto com a Toyota, entregando um total de 235 cv. Ainda tem os motores 1.5 turbo de 177 cv e 2.0 turbo de 252 cv sem eletrificação.

No caso da Aion, uma escolha seria o Aion V, um SUV de 4,60 metros de comprimento e que aproveita a experiência adquirida pela GAC ao ter ajudado a desenvolver o Toyota BZ3X. Totalmente elétrico, tem 181 cv e promete uma autonomia de 750 km. Um dos modelos mais vendidos da marca é o Aion Y Plus, com 204 cv e que é capaz de rodar por até 610 km com sua bateria de 76,8 kWh.

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