A Volvo finalmente iniciou a produção do EX90 no início de junho, depois de prometer entregá-lo aos clientes no início de 2024. A fabricante teve que atrasar o lançamento do SUV elétrico para corrigir alguns problemas de software e, embora as entregas ainda não comecem até o segundo semestre deste ano em diversos mercados, o EX90 pode não chegar totalmente pronto na garagem dos clientes.
Um leitor nos enviou um e-mail que recebeu da Volvo com um link para uma lista de recursos "que podem estar atrasados na entrega do seu EX90". A lista inclui recursos de segurança e conveniência, com a capacidade total e a integração do sistema LiDAR liberadas após uma atualização futura. Outros recursos que podem estar faltando incluem alerta de tráfego cruzado, assistente de velocidade em curva, Apple CarPlay sem fio e carregamento bidirecional.
Os proprietários terão que se contentar com o tema escuro para a tela de infoentretenimento e a tela do motorista no futuro próximo, já que o tema claro chegará em uma atualização futura.
Eles também terão que aceitar a possibilidade do elétrico perder cerca de 3% de sua bateria por dia quando estiver estacionado e não estiver sendo carregado. A Volvo diz que o computador central do EX90 precisa ser executado em segundo plano no momento para controlar suas "funções altamente avançadas", mas isso será corrigido em uma atualização futura. O uso de energia é interrompido após 72 horas, quando o carro entra em "um modo de suspensão profunda para conservar a energia da bateria".
Motor1.com entrou em contato com a Volvo para perguntar quando os clientes poderiam esperar receber esses recursos pagos e as atualizações tão necessárias. Atualizaremos este artigo quando tivermos uma resposta.
Em seu e-mail para os clientes, a empresa disse que a maioria dos recursos ausentes será disponibilizada gratuitamente por meio de atualizações over-the-air. No entanto, alguns poderão ter que levar seus veículos a uma concessionária, que será notificada pela Volvo com antecedência.
São diversos problemas para um carro que já teve a sua produção e lançamento adiados em um ano justamente por causa do software. E é ainda pior saber que algumas das dificuldades estão em funções básicas que estão em outros modelos da Volvo, como Apple CarPlay sem fio.
O Volvo EX90 deveria ter chegado ao Brasil este ano, caso o cronograma tivesse sido seguido. Como só começou a ser montado agora, a fabricante prepara seu lançamento por aqui para 2025, ainda sem uma data definida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência