Em 29 de junho de 2006, A Shineray do Brasil iniciava as operações em nosso mercado. Instalada no Complexo de Suape (PE), completa 18 anos de atividades por aqui e já se estabeleceu como a terceira maior montadora em emplacamentos, posição que ocupa no acumulado do ano até maio.
Em comunicado, a Shineray anunciou um verdadeiro cronograma de lançamentos para 2024. Segundo a marca, estão à caminho os primeiros modelos custom, trail e crossover da Shineray do Brasil. A montadora ainda anunciou um crescimento recorde de 146% nas vendas do primeiro semestre ante o mesmo período de 2023, com quase 45 mil motos comercializadas somente de janeiro a junho deste ano.
![Shineray SHI 175s lateral dianteira](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
“A Shineray celebra seu melhor momento, vivemos a concretização de um sonho que começou em 2005. Atingimos um patamar de qualidade e tecnologia que marcam uma nova era da Shineray no mercado nacional. Oferecer produtos com excelente custo-benefício está no nosso DNA, mas também passamos a investir fortemente na nossa relação com o revendedor e na padronização das lojas, além de trazer produtos de maiores cilindradas para o nosso portfólio”, reforça o CEO da Shineray do Brasil, Edson Medeiros.
Hoje, são mais de 200 revendas ativas em todo o país, além de oito lojas próprias e três centrais de distribuição da Shineray nos estados de Pernambuco, São Paulo e do Ceará. A expectativa da marca é a de inaugurar mais 70 revendas até dezembro. Hoje, a Shineray é a única montadora entre as 10 mais vendidas do Brasil que não está instalada na Zona Franca de Manaus. A linha hoje oferece mais de 40 produtos em seu portfólio, entre ciclomotores, motocicletas, scooters, quadriciclos e triciclos, com cilindradas que variam de 50 cm3 até 175 cm3. No médio prazo, estão previstos lançamentos de motos com até 350 cilindradas.
![Shineray Urban 150 EFI](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Shineray Urban 150 EFI
Uma das novidades da marca em 2024 é a tela LCD colorida com GPS e conectividade a bordo do sistema Shineray X, ambos disponíveis na Scooter Urban 150 EFI. É possível fazer o espelhamento e navegação (utilizando o software Carbit Ride), que ainda pode pode ter as informações de trajeto projetadas no painel da moto.
Além da Scooter, a marca também apresentou neste ano a Free 150 EFI, moto urbana na categoria mais vendida do Brasil, mas com preços partindo de menos de R$ 10 mil. Ainda para 2024, a marca confirmou ainda mais modelos com cilindradas mais altas. A Titanium 250, que promete ser uma das novidades do segundo semestre, é um dos lançamentos que estão no cronograma de lançamentos, assim como a SHI 250, maior modelo da linha de aventureiras da marca.
![Lifan K19 200 LF200-14F](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Lifan K19 200 LF200-14F
A Iron 250, também prevista para este ano, não teve muito explicado a seu respeito pela Shineray. Mas pelo nome e por rumores, essa pode ser a misteriosa estradeira 250 que o CEO da marca teria "vazado" nas últimas semanas, aproveitando-se de um projeto da chinesa Lifan.