A BMW poderá introduzir uma caixa de câmbio simulada em seus carros elétricos. Isso foi dito por Frank van Meel, chefe da divisão esportiva M da marca, que afirmou que encontrar uma maneira de replicar a operação de uma transmissão mecânica em um carro movido a bateria poderia ser uma forma de tornar a direção com emissão zero mais envolvente.
Inclusive, de acordo com o executivo da BMW Motorsport, esse tipo de caixa de câmbio poderia replicar o caráter de um automático - e por automático ele quer dizer qualquer tipo de automático, mas principalmente um de dupla embreagem - mas também o de um manual, completo com pedal de embreagem e alavanca no túnel central.
A BMW M vem estudando transmissões artificiais há vários anos e afirmou ter desenvolvido algumas soluções muito interessantes. Em uma entrevista recente com a Top Gear, Van Meel também elogiou o que a Hyundai fez no Ioniq 5 N, um carro no qual a operação de uma caixa de câmbio de dupla embreagem é replicada via software de forma extremamente precisa e realista, sem sequer um engate nas mudanças.
Ioniq 5 N: carro esportivo elétrico com caixa de câmbio e som simulados
A solução da Hyundai é particularmente bem feita porque os engenheiros reproduziram as curvas de torque de todas as marchas e as combinaram com o som do motor turbo de quatro cilindros do i30 N. Se eles ainda podem melhorar o som, já alcançaram a perfeição na operação da transmissão.
Mas voltando à BMW. Em Munique, além da caixa de câmbio "fake", também está sendo feito um trabalho sobre o ruído do motor.
Estamos falando de tecnologias necessárias para tornar a condução de um carro elétrico mais envolvente", explicou Von Meel. "Quando você dirige um carro elétrico com apenas uma marcha e sem som, é difícil sentir emoções. Além disso, na pista, não se tem a percepção da velocidade em que se está viajando. Há uma falta de referência.
Com uma caixa de câmbio simulada e um som familiar, as coisas são completamente diferentes.
BMW Vision New X-Class: é assim que serão os carros elétricos do futuro
Dirk Hacker, chefe de desenvolvimento da BMW M, também considerou o Ioniq 5 N um carro muito interessante. Ele foi desenvolvido por seu ex-colega Albert Biermann, que se mudou para a Hyundai depois de alguns anos à frente do departamento M da BMW. Nem Hacker nem Von Meel, por enquanto, disseram em quais carros elétricos a caixa de câmbio simulada será montada. O mais provável é que ela seja lançada por volta de 2027 em carros construídos na plataforma Neue Klasse.
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