Depois da Hyundai, BMW trabalha em câmbio "fake" para elétricos
A divisão M estuda um software que emula a operação de uma transmissão tradicional (e também soa como uma)
A BMW poderá introduzir uma caixa de câmbio simulada em seus carros elétricos. Isso foi dito por Frank van Meel, chefe da divisão esportiva M da marca, que afirmou que encontrar uma maneira de replicar a operação de uma transmissão mecânica em um carro movido a bateria poderia ser uma forma de tornar a direção com emissão zero mais envolvente.
Inclusive, de acordo com o executivo da BMW Motorsport, esse tipo de caixa de câmbio poderia replicar o caráter de um automático - e por automático ele quer dizer qualquer tipo de automático, mas principalmente um de dupla embreagem - mas também o de um manual, completo com pedal de embreagem e alavanca no túnel central.
A Hyundai abriu novos caminhos
A BMW M vem estudando transmissões artificiais há vários anos e afirmou ter desenvolvido algumas soluções muito interessantes. Em uma entrevista recente com a Top Gear, Van Meel também elogiou o que a Hyundai fez no Ioniq 5 N, um carro no qual a operação de uma caixa de câmbio de dupla embreagem é replicada via software de forma extremamente precisa e realista, sem sequer um engate nas mudanças.
Ioniq 5 N: carro esportivo elétrico com caixa de câmbio e som simulados
A solução da Hyundai é particularmente bem feita porque os engenheiros reproduziram as curvas de torque de todas as marchas e as combinaram com o som do motor turbo de quatro cilindros do i30 N. Se eles ainda podem melhorar o som, já alcançaram a perfeição na operação da transmissão.
Também trabalhando no som
Mas voltando à BMW. Em Munique, além da caixa de câmbio "fake", também está sendo feito um trabalho sobre o ruído do motor.
Estamos falando de tecnologias necessárias para tornar a condução de um carro elétrico mais envolvente", explicou Von Meel. "Quando você dirige um carro elétrico com apenas uma marcha e sem som, é difícil sentir emoções. Além disso, na pista, não se tem a percepção da velocidade em que se está viajando. Há uma falta de referência.
Com uma caixa de câmbio simulada e um som familiar, as coisas são completamente diferentes.
BMW Vision New X-Class: é assim que serão os carros elétricos do futuro
Dirk Hacker, chefe de desenvolvimento da BMW M, também considerou o Ioniq 5 N um carro muito interessante. Ele foi desenvolvido por seu ex-colega Albert Biermann, que se mudou para a Hyundai depois de alguns anos à frente do departamento M da BMW. Nem Hacker nem Von Meel, por enquanto, disseram em quais carros elétricos a caixa de câmbio simulada será montada. O mais provável é que ela seja lançada por volta de 2027 em carros construídos na plataforma Neue Klasse.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança