Como parte de sua estratégia para melhorar a qualidade inicial, reduzir custos de garantia e minimizar recalls, a Ford adotou uma abordagem de "construir e segurar" com vários de seus novos modelos, incluindo as picape Ford Super Duty 2023 e Ford F-150 2024, al~em dos SUVs Ford Escape 2023 e Lincoln Corsair 2023. Essa estratégia tem sido eficaz, permitindo à montadora evitar inúmeros recalls.

Em uma entrevista recente à Bloomberg, o CEO da Ford, Jim Farley, revelou que essa abordagem também será aplicada aos próximos modelos Ford Bronco Sport 2025 e Ford Maverick 2025, ainda não revelados. Farley explicou que a empresa vai reter esses novos modelos por até seis semanas após o início da produção para realizar verificações de qualidade minuciosas, garantindo que os veículos não precisem passar por recalls após a entrega aos consumidores nos EUA.

Ford F-150 2025 (Argentina)

Ford F-150 2025 (Argentina)

Essa decisão vem na esteira do sucesso do programa com outros modelos, que teria ajudado a empresa a evitar cerca de doze recalls no lançamento do Ford F-150 2024. Até agora, em 2024, a Ford caiu para a terceira posição na lista de marcas com mais recalls nos EUA, uma melhora significativa em relação ao ano anterior. Farley destacou que a qualidade dos modelos 2024 da Ford melhorou 10%, e a taxa de defeitos caiu para 20%, alinhando-se com a concorrência. Embora isso possa causar algumas flutuações nos ganhos a curto prazo, a empresa acredita que o impacto financeiro positivo a longo prazo será significativo.

Vale lembrar que, no mercado estadunidense, a Ford Maverick tem obtendo um sucesso acima do esperado. Com um processo inflacionário e de perda de poder compra ocorrendo por lá, mais consumidores têm optado pela compra de picapes menores e mais eficientes, principalmente em centros urbanos.

Ford Bronco Sport 2023

Ford Bronco Sport 2023

A Ford Maverick começou o ano de 2024 nos Estados Unidos com vendas em alta e expectativa de franco crescimento. No mês de janeiro, a picape vendeu ao todo 12.443 unidades e cresceu significativos 98% na comparação com o mês período do ano anterior. O avanço foi puxando principalmente pela versão híbrida, que vendeu sozinha 6.092 unidades e acumulou alta de 118%.

“A Maverick começou o ano com um dos melhores registros de vendas desde o lançamento em 2021", disse Erich Merkle, analista de vendas da Ford. O resultado é explicado especialmente pela demanda cada vez mais crescente por picapes intermediárias no mercado norte-americano. A Maverick é líder isolada neste nicho e vendeu em 2023 cerca de 94.058 unidades, avançando 26,5% sobre 2022. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com