O novo Fiat Grande Panda foi revelado recentemente e terá um papel importante dentro da marca italiana. O hatchback é o primeiro de uma nova família de modelos, como a própria empresa disse anteriormente, unida por certos detalhes visuais e mecânicos; e pela plataforma STLA Smart estreou com o novo Citroen C3 e foi criada para acomodar diferentes motorizações.
Normalmente, poderíamos não ligar tanto assim para um carro da Fiat na Europa, visto que a marca hoje tem uma linha própria para o Brasil. Mas os tempos são outros e a fabricante terá um portfólio mais parecido nos dois mercados, aprendendo com a operação brasileira, visto que ela é mais bem-sucedida (e lucrativa).
Mas o que veremos no futuro? Não precisamos olhar para nenhuma bola de cristal nem confiar em rumores. Na verdade, foi a própria Fiat que nos disse - há alguns meses - quais modelos virão para a família Grande Panda.
O modelo que iniciará a revolução. Já sabemos muito, se não tudo, sobre ele. Em parte graças a informações oficiais, em parte graças a algumas fotos do carro em testes que mostram pela primeira vez o interior do Fiat Grande Panda, bem diferente do novo Citroen C3 europeu.
Para o Brasil, será a base do sucessor do Argo e também do Mobi. A marca irá consolidar os hatchbacks para impulsionar as vendas e não disputar espaço, tanto com os clientes normais quanto nas vendas diretas. Não será uma surpresa se chegar com algumas mudanças de design específicas para o nosso mercado.
Quanto aos motores, a Europa terá motorizações compartilhadas com o C3 vendido por lá: uma versão elétrica de 113 cv e o 1.2 a gasolina (também com um sistema micro-híbrido) de 100 cv. Para o Brasil, os motores serão os 1.0 e 1.3 da linha Firefly, e o 1.0 GSE turbo, este último combinado à tecnologia micro-híbrida.
Os carros "pequenos" estão em alta na Europa e em outros mercados, mas não em todos. Assim, o Fiat Grande Panda será transformado para se tornar - também - um fastback que, de acordo com a Fiat, tem como objetivo mercados como a América Latina, o Oriente Médio e a África, ao mesmo tempo em que visa o Velho Continente.
Os brasileiros já conhecem bem esta carroceria e até o nome, pois já temos o nosso Fiat Fastback. Não é uma ideia tão estranha, considerando que o SUV-cupê é baseado no Cronos, da mesma família do Argo.
O estilo pode ser traçado de volta ao do Grande Panda, com dimensões muito mais generosas que não foram anunciadas oficialmente. O Fastback atual tem 4,42 metros e 2,53 m de entre-eixos, o que nos dá uma boa ideia de qual deve ser o tamanho do novo modelo.
A motorização não deve ser um mistério, com o 1.0 turbo e 1.3 turbo como atualmente, com a diferença que terá o sistema micro-híbrido flex que começará a equipar os carros da Stellantis no Brasil a partir deste ano.
Quanto à data de estreia, deverá ser em 2026, substituindo o Fiat Fastback brasileiro e o Fiat Tipo na Europa.
O modelo que não pode faltar nas listas de todos os fabricantes: um SUV. Nesse caso, ele pode ser batizado na Europa como "Giga Panda" e deve ser o primeiro veículo da família Panda. As proporções são clássicas, com uma aparência geral decididamente imponente. O teto é paralelo ao chão, para não sacrificar o espaço interno. É fácil adivinhar qual será o seu equivalente para o Brasil e América Latina: o Fiat Pulse.
Alguns rumores mais recentes estão falando que este SUV pode ter uma versão de 7 lugares, aproveitando a ideia usada no C3 Aircross.
As Américas do Norte e do Sul adoram picapes. O Fiat Grande Panda responde com uma pequena caminhonete - ou seja, é a nova Strada. A extremidade dianteira está alinhada com a do carro urbano, enquanto as formas são mais musculosas e a caçamba é o verdadeiro diferencial. Definido como um veículo que "combina as peculiaridades da picape com a funcionalidade de um comercial leve e o conforto de um SUV", ele também terá dimensões "adequadas para a cidade".
Continuará a ser uma picape compacta, posicionada abaixo da Toro, com cerca de 4,40 metros de comprimento. A diferença é agora ser um modelo global e que tentará levar esta ideia de uma caminhonete de uso urbano para a Europa.
O primeiro Fiat Panda, o de 1980, oferecia a possibilidade de reclinar os bancos dianteiros - um opcional na época - para formar uma cama de casal usando o banco traseiro. Agora, com a nova geração, a coisa está ficando séria com o Fiat Panda Camper. Certamente o conceito mais original apresentado há alguns meses. É uma van de camping, com soluções adequadas para a vida ao ar livre. De acordo com Francois, é a evolução definitiva do Fiat Panda original de 1980. Versatilidade e simplicidade.
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