Renault Kardian chega ao México mais barato e com motor que Brasil não tem
Novo modelo de entrada da marca por aqui tem preço menor por lá, apesar de vir importado do Brasil.
Revelado em fevereiro, o Renault Kardian só não elevou mais as vendas da marca por conta de uma sequência de greves em sua fábrica em São José dos Pinhais (PR). Por enquanto, o SUV de entrada da marca é fabricado apenas na planta paranaense, apesar de ser um projeto com projeção global da empresa.
Agora, o Kardian chegou ao mercado mexicano importado do Brasil. Mas há duas más notícias para nós brasileiros. A primeira é que, custando a partir de 355.000 pesos mexicanos, ele é mais barato que no Brasil. Seu valor convertido é de R$ 105,2 mil, enquanto o SUV da Renault parte de R$ 112.790. A segunda é exatamente o motivo de o carro ser mais barato por lá: a versão de entrada tem motor aspirado e câmbio manual que não são oferecidos por aqui.
Cabine do Renault Kardian Evolution MT mexicano
Mais especificamente, o Kardian mexicano na versão básica Evolution MT traz sob o capô o motor 1.6 16V aspirado de quatro cilindros encontrado no Duster e no recém-lançado Kangoo, mas, por lá, roda apenas com gasolina. Na configuração mexicana, o propulsor entrega 114 cv de potência e 15,8 kgfm de torque a 4.000 rpm. Com esse propulsor, o câmbio é sempre manual de 5 velocidades.
O motor 1.6 aspirado, flex para o mercado brasileiro, vem deixando de ser usado por aqui. O Renault Stepway, por exemplo, deixou de oferecer este propulsor. A incógnita fica por conta do Proconve P8, novo regime de emissões de poluentes e ruídos que entrará em vigor no Brasil a partir de 2025 com mais restrições. Se a marca não viabilizar a conformidade do motor, é possível que ele deixe de ser produzido para o mercado nacional.
Renault Kardian Evolution (configurador)
Voltando ao Renault Kardian mexicano, o modelo tem exatamente as mesmas versões encontradas no Brasil, exceto a básica. Depois da Evolution MT, vêm as Evolution EDC (Efficient Dual Clutch), Tecnho EDC e Premier Edition EDC. Todas utilizam o motor 1.0 turbo flex de três cilindros em combinação com a transmissão de dupla embreagem com seis velocidades.
A versão mais barata do Renault Kardian mexicano vem de série com 4 airbags, assistente de partida em rampa, monitor de pressão dos pneus, controle de cruzeiro, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, multimídia com tela de 7", luz diurna de LED, faróis de LED, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste de altura e volante com ajuste de altura e profundidade.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Black Friday Renault: veja ofertas de Kardian e Duster 0km
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Renault Kardian ganha motor 1.5 diesel proibido no Brasil
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil