A BYD apresenta no Brasil o King, seu modelo mais vendido globalmente. O sedã médio híbrido chega ao país em duas versões que, basicamente, se diferenciam pela potência do motor elétrico, capacidade de bateria e capacidade de recarga. De olho em um mercado dominado pelo Toyota Corolla, seu principal alvo está nas costas das versões híbridas do japonês.
Em comum, as duas versões do BYD King usam o sistema DM-i da marca chinesa, que conhecemos do Song Plus. O motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm tem como principal função abastecer as baterias para o motor elétrico, apesar de também ter participação na tração. Esse é o mesmo nas duas versões do sedã médios, GL e GS, que se diferenciam pelo motor elétrico - 180 cv e 32,2 kgfm no GL e 197 cv e 33,1 kgfm no GS. Estará disponível nas cores preto, branco e cinza - ou seja, as mais conservadoras possíveis.
O BYD King GL tem 209 cv em conjunto, com bateria de 8,3 kWh e recarga em AC máxima de 3,3 kW. No King GS, a potência vai aos 235 cv, com bateria de 18,3 kWh e recarga máxima em AC de 6,6 kW e a função de V2L, onde o carro pode alimentar objetos elétricos externos por um cabo específico. A BYD divulgou o número de autonomia pelo Inmetro apenas do GS, com 80 km - ou 120 km no NEDC, que mediu 55 km no GL.
Comparado ao Corolla, o BYD King é maior em comprimento (4.780 mm), entre-eixos (2.718 mm), largura (1.837 mm) e altura (1.495 mm). Apesar da vantagem, o porta-malas do King tem 450 litros, ou 20 a menos que o Corolla, mesmo sem o estepe, substituído por um conjunto de reparo emergencial - um problema que outras marcas já tiveram no Brasil. Veja a tabela comparativa abaixo.
BYD KING | TOYOTA COROLLA | |
Comprimento | 4.780 mm | 4.630 mm |
Entre-eixos | 2.718 mm | 2.700 mm |
Largura | 1.837 mm | 1.780 mm |
Altura | 1.495 mm | 1.455 mm |
Porta-malas | 450 litros | 470 litros |
Por dentro, o BYD King tem o conjunto conhecido da marca, com o painel de instrumentos em tela de 8,8" e o sistema multimídia na famosa (e questionável) tela de 12,8" que gira e fica na vertical ou horizontal. Há espelhamentos Apple CarPlay e Android Auto, mas dependentes de fios. O que o sedã ficou devendo nas duas versões foram equipamentos de assistências de condução e segurança, importantes nesta faixa de valores e diante dos demais sedãs médios.
Apesar de ter prometido que o desconto de R$ 6 mil seria válido somente até hoje, a BYD prorrogou o bônus até amanhã (19). Com a redução, a versão GL tem o preço reduzido de R$ 175.800 para R$ 169.800, enquanto a variante topo de linha GS foi de R$ 187.800 para R$ 181.800. Veja preços e principais equipamentos abaixo.
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