page ad skin

Kia Tasman poderá ter versão SUV contra Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer

Divisão da marca na Austrália solicitou à matriz o desenvolvimento da variante 'fechada' da picape

Kia Tasman - Teaser

Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Kia para os próximos meses, a picape Tasman poderá constituir família e ganhar variante SUV. Pelo menos é esse o desejo da divisão da marca na Austrália, que solicitou à matriz na Coreia do Sul o desenvolvimento da inédita 'carroceria fechada'. A ideia será posicionar o modelo como rival direto de Toyota SW4 e Ford Everest, assim como a picape brigará com Hilux e Ranger.

A matriz ainda não se pronunciou sobre o pedido, mas tecnicamente não seria difícil desenvolver o modelo. A plataforma da própria Tasman poderia ser aproveitada, incluindo o esquema de chassi de longarinas que oferece maior garantia de robustez e resistência. A diferença principal ficaria pela substituição do feixe de molas por molas helicoidais. Na concorrência, inclusive, praticamente todos os modelos adotam esta mesma solução.

Kia Tasman Teaser

A motorização também poderia ser a mesma da Tasman, incluindo o propulsor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros da família CRDi. O motor é amplamente usado dentro do grupo Hyundai-Kia e está presente no catálogo de modelos como Santa Fe e Sorento. A configuração mais potente entrega 200 cv e cerca de 44,9 kgfm de torque máximo. O câmbio associado poderia ser manual ou automático (provavelmente de 8 marchas).

Kia mostra primeiro teaser da Tasman

O interior seguiria os passos da picape, com direito ao moderno painel formado por telas integradas para quadro de instrumentos e sistema de entretenimento. Na Tasman, o console central será elevado e abrigará diversos porta-objetos. Chamará atenção ainda o seletor de marchas instalado diretamente na coluna de direção. Equipamentos modernos de segurança e assistência à condução completariam o pacote.

Kia Mohave 2020

Mohave caminha para logo mais sair de linha

Os mercados do possível SUV seriam os mesmos da picape, incluindo Oceania, Ásia, América Latina, Oriente Médio e África. Nestas regiões, a demanda por utilitários derivados de caminhonetes ainda é bastante significativa. A Kia, apesar de ter muitos SUVs no portfólio, carece de um representante específico para este segmento. O único que chega próximo é o Mohave (também construído sobre chassi), mas está à venda desde 2008 e já saindo de linha. Um possível SUV da Tasman viria realmente a calhar.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com