Lada Iskra 2025 é versão adaptada do Logan que foi cancelado no Brasil
Novo sedã chega à Rússia com plataforma CMF-B fortemente adaptada para a realidade local
A Lada acaba de oficializar na Rússia o lançamento do sedã Iskra 2025. Primeiro modelo totalmente novo apresentado pela marca em anos, o três-volume tem foco comercial voltado para a Rússia e chega ao mercado com posição intermediária entre os companheiros Granta e Vesta. O design é baseado na linguagem “X-Design” da empresa, enquanto a plataforma é uma versão fortemente localizada da CMF-B da Renault.
A arquitetura, inclusive, é a mesma adotada pela atual geração do Logan europeu (a mesma que foi cogitada para o Brasil, mas posteriormente cancelada em favor do Kardian e do inédito SUV médio que virá em breve). O acesso da Lada à base ainda é herança da antiga parceria da Avtovaz com a Renault, que foi desfeita em 2022 após início da guerra entre russos e ucranianos.
Lada Iskra 2025
Para usá-la no Iskra, a Lada explica que reformulou toda a parte eletrônica (que foi foi completamente localizada para evitar dependência de fornecedores estrangeiros) e adicionou aproximadamente 400 novas peças. “É um plataforma global moderna, que foi reprojetada e se tornou tecnologicamente independente”, disse o comunicado. "Em um tempo recorde para os padrões da indústria automotiva global, recriamos este carro, tornando-o tecnologicamente independente”, disse o presidente da Avtovaz, Maxim Sokolov.
O projeto consumiu ao todo 23 bilhões de rublos (cerca de R$ 1,3 bilhão ao câmbio atual) e está em fase final de desenvolvimento, já que o Iskra estará à venda de fato apenas em 2025. Além dos sedã, carrocerias perua e crossover serão lançadas posteriormente.
Velho Granta ficará posicionado abaixo do Iskra
Apesar da modernidade da plataforma, as motorizações adotadas são bastante obsoletas. O motor de acesso é um 1.6 aspirado a gasolina com 90 cv de potência, sempre associado a um câmbio manual de 5 marchas. Logo acima, uma versão mais potente do 1.6 entrega 106 cv e pode ter câmbio manual de 6 marchas ou automático como opcional. Toda produção será concentrada na fábrica de Togliatti a partir do ano que vem.
Lada Vesta
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