Em reunião realizada recentemente com dirigentes sindicais da Itália, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, confirmou que a empresa produzirá novidades importantes no país em breve. Após acordo com o governo (que pressiona o grupo para ampliar sua base produtiva localmente), a fábrica de Mirafiori, em Torino, receberá investimentos e passará a montar inédita versão híbrida da nova geração do Fiat 500.
A unidade é responsável atualmente pela fabricação dos modelos Maserati Ghibli, Quattroporte, GranTurismo e do próprio Fiat 500e (totalmente elétrico), mas tem sofrido com reduções significativas no ritmo de produção. No início do ano, por exemplo, as atividades tiveram de ser suspensas por mais de 20 dias em razão da baixa demanda. O 500e tem vendido abaixo do esperado pela empresa e a versão híbrida anunciada agora chegará com a missão de ampliar os números.
A chegada do 500 híbrido representa um passo para trás da Stellantis na sua estratégia de eletrificação, mas é providencial para responder às demandas do mercado. A ideia era manter o 500 de nova geração somente elétrico e deixar a hibridização para a linhagem anterior, que continua em linha e vendendo bem. Mas, com a queda geral na demanda por elétricos, a Fiat agora ofertará o powertrain híbrido nas duas gerações. O modelo totalmente EV, vale lembrar, não sairá de linha.
A dúvida agora paira sobre qual motor com sistema micro-híbrido poderá encontrar lugar sob o pequeno capô do modelo. O 1.5 dos europeus Jeep Renegade, Compass e Alfa Romeo Tonale está praticamente descartado por ser grande demais para um carro de apenas 3,63 metros de comprimento. Resta o 1.0 de 70 cv da família Firefly do antigo 500 híbrido ou o 1.2 de 100 cv dos vários Jeep Avenger, Fiat 600 e Lancia Ypsilon. A escolha será oficializada pela Fiat em breve.
O lançamento do 500 híbrido será particularmente significativo para a fábrica de Mirafiori. De acordo com a Stellantis, a expectativa é produzir 200.000 unidades da linha 500 anualmente na planta, sendo 125.000 só do modelo híbrido. A nova versão será construída na mesma plataforma do modelo elétrico e a própria marca já adiantou que há compatibilidade técnica. A novidade chegará ao mercado até o final de 2025.
Jeep Compass 2025 - Projeção
A Stellantis busca harmonizar suas relações com o governo da Itália, que tem criticado a empresa por reduzir a produção local para priorizar fábricas em outros países, como Polônia e Sérvia. O objetivo agora é aumentar a produção anual de veículos em solo italiano para 1 milhão de unidades até 2030, contra aproximadamente 750.000 no ano passado.
O pacote inclui também o lançamento da próxima geração do Jeep Compass, que seguirá sendo produzido na fábrica italiana de Melfi para abastecer toda Europa. A marca, inclusive, confirma que o modelo terá nova versão híbrida além da 4xe atual.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat 500 elétrico vende abaixo do esperado e fábrica suspenderá produção
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
CES: Stellantis faz estreia mundial de showroom interativo no metaverso
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Comparativo Fiat 500e vs. Mini Cooper SE: Elétricos e nostálgicos
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Fiat 500 elétrico chega ao Brasil com preço de R$ 239.990