Navio da BYD chega ao Brasil com 5 mil carros elétricos e híbridos
Embarcação para transporte de veículos atracou no Porto de Suape (PE)
Em janeiro, a BYD surpreendeu ao anunciar a entrada em operação do Explorer No.1, navio cargueiro próprio e dedicado a distribuir os carros da marca pelo mundo a partir da China. Em sua segunda viagem, a embarcação teve como destino o Brasil e se encontra agora atracado no Porto de Suape, em Pernambuco.
O BYD Explorer No.1 chegou ao porto pernambucano ontem (27/5) e já está desembarcando as primeiras unidades dos carros da marca. Nesta viagem, a empresa informou que trouxe 5 mil unidades, entre elétricos e híbridos. As fotos feitas por nosso diretor Fábio Trindade, que está acompanhando o desembarque no local, mostram duas novidades para o Brasil.
Uma delas é a chegada dos primeiros BYD King, o sedã híbrido da marca chinesa que chegará em breve às lojas para brigar principalmente com o Toyota Corolla Hybrid. Outro modelo que foi avistado por lá é o BYD Song Pro, versão mais de entrada do SUV híbrido que a marca já oferece por aqui.
Mais especificamente, o navio tem capacidade para transportar até 7 mil veículos ao longo de seus quase 200 metros de comprimento. Foram 27 dias de viagem da China para o Brasil e a embarcação trouxe 5.549 unidades de caros da BYD. A marca afirma que, apenas nos cinco primeiros meses do ano, a BYD já emplacou mais de 25,5 mil unidades, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil). Em abril, a empresa se tornou a nona montadora a mais emplacar carros no país, no ranking geral entre todas as marcas segundo dados da Fenabrave.
Segundo Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, “o Brasil hoje é maior mercado para a BYD fora da Ásia. Por isso, a construção da nossa fábrica em Camaçari (BA) está em ritmo acelerado. No fim deste ano começamos a montar os carros na Bahia e já a partir do ano que vem a BYD vai produzir os carros mais eficientes e tecnológicos em solo nacional. O país que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo tem todo potencial para virar um exemplo de eletrificação da frota e o nosso crescimento nas vendas mostra que o brasileiro está a cada dia mais preocupado com uma mobilidade verde e sustentável.”
Fotos: Fábio Trindade
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste BYD Shark: mais um delírio da moda ou veio pra ficar?
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BYD Dolphin Plus vai bem e alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional