Lançado em 2021 como grande aposta da Ford para a China, o crossover Evos tem se revelado um verdadeiro fracasso comercial naquele mercado. Apesar dos altos investimentos em design e tecnologia, o modelo não caiu no gosto do consumidor chinês e tem amargado desempenho decrescente a cada mês. Depois de emplacar média 800 unidades/mês até 2023, os números caíram para apenas 576 unidades/mês no último trimestre (bem pouco para os padrões do país).
A Ford, que produz o Evos na China em parceria com a Changan, prepara mudanças para reativar o interesse do mercado pelo modelo e, entre as novidades, cogita até mesmo alterar o nome. Segundo especulações, a ideia é trocar o batismo do crossover para Mondeo Sport e tentar associá-lo com a imagem do conhecido sedã, que faz bastante sucesso entre os chineses e vendeu 15.600 unidades só no acumulado até março.
A decisão parece bastante lógica, ainda mais levando em conta o parentesco técnico e estético entre os dois veículos. Ambos compartilham plataforma, interior e boa parte do desenho frontal e lateral. Apenas na traseira cada veículo assume identidade própria, sendo o Mondeo equipado com lanternas de estilo mais tradicional e o Evos com pegada mais ousada, incluindo lanternas em formato de C interligadas por uma faixa que atravessa todo o porta-malas.
Ford Taurus/Mondeo
Em termos de tamanho, o Evos mede 4,92 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,60 m de altura e 2,94 metros de distância entre-eixos. Sob o capô, o motor 2.0 turbo de 4 cilindros entrega 240 cv de potência e deverá ganhar tecnologia híbrida. A gama de versões contempla as versões focada no luxo e a esportivada ST-Line (equipada com elementos específicos no design, incluindo rodas e para-choques próprios).
Mesmo renomeado, o Evos/Mondeo Sport seguirá com foco comercial voltado para a China. A troca de batismo será oficializada em breve. Já o Mondeo sedã, além do país asiático, é vendido também em mercados do Oriente Médio, onde é chamado de Taurus.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
F-150 Raptor da Shelby é picape com 912 cv de potência e alma esportiva
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990