As marcas chinesas estão ganhando o mundo. A estratégia de expansão de praticamente todas inclui a América do Sul e o Brasil, principalmente após a aceitação de GWM, BYD e Chery (pelas mãos da Caoa), além da Omoda/Jaecoo, que abre suas primeiras concessionárias em breve. A Neta Auto também entra nessa lista, como anunciado hoje em São Paulo. 

A Neta Auto é a divisão automotiva da Hozon, uma empresa chinesa de tecnologia fundada em 2014. Nasce em 2016, sendo o primeiro modelo em 2018, o Neta N01, um SUV compacto elétrico, e fez acordo de cooperação com a Huawei e CATL, para conectividade e baterias, em 2021. Como toda empresa chinesa, a velocidade de crescimento e desenvolvimento chama a atenção, principalmente por, em 2022, já ter operação na Tailândia com produção no ano seguinte. 

Hozon Neta GT

Hozon Neta GT

Hozon Neta S

Hozon Neta S

Hozon Auto - Neta X

Hozon Auto Neta X

Neta L - fotos oficiais China

Hozon Neta Auto L

O nome Neta é de uma lenda na China, como um menino que nunca desiste dos seus sonhos. No Brasil, a marca terá um posicionamento parecido com a GWM e BYD. A operação focará nos modelos elétricos, segmento que a empresa acredita que os chineses dominarão em diversos mercados, inclusive o nosso. Ainda em 2024, a Neta Auto lançará três modelos no Brasil, mas ainda não falou em nomes - podemos esperar o Neta L, N e X, com o GT em estudos para o ano que vem. Os três modelos estarão em faixas diferentes de valores, como abaixo dos R$ 200 mil, na faixa dos R$ 300 mil e acima dos R$ 400 mil

Independente do modelo, a Neta se destacará pela presença de sistemas de condução evoluídos, conectividade e interação com motorista e ocupantes, além das atualizações remotas. O portfólio será composto por elétricos e híbridos, este em estudo inclusive para o uso do etanol no futuro e a promessa de um catálogo atualizado. A plataforma Shanhai 2.0 é comum para quase toda a linha.

Fábrica no Brasil

A Neta chega ao país já com planos de ter uma fábrica, que abastecerá o mercado local e outros mercados da América do Sul. Será no regime de CKD, assim como acontecerá no México, mas ainda sem uma data exata - 2024 ainda dependerá de importações da China. Nesta fase inicial, a Neta já terá a estrutura de vendas e pós-vendas, inclusive com estoque de peças, já conhecendo como o mercado brasileiro valoriza isso. Os concessionários serão nomeados nos próximos meses e as vendas começam no segundo semestre.

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