Lançado há seis anos, o Fiat Cronos acaba de atingir a marca de 200 mil unidades comercializadas no País. O modelo teve o melhor mês do ano em abril, chegando a cerca de 3.400 carros vendidos com 17,6% de participação no segmento de sedãs compactos. No acumulado de 2024 já são mais de 9.800 veículos. Segundo a marca, em 2023 o modelo teve um aumento de 22% nas vendas em relação ao ano anterior.
Vale dizer ainda que está acontecendo desde dia 20 de maio uma ação de promoções e condições especiais para quem comprar o sedã em todas as concessionárias Fiat do Brasil. A iniciativa, que terminaria dia 27 (segunda-feira) foi prorrogada e agora vai até dia 31 de maio. Na ação, os novos proprietários ganharão um ano de combustível por 12 meses. A Cronos Week traz ainda descontos exclusivos como a versão Drive 1.3 MT, ofertada por R$94.490, uma redução de R$5.500.
Em maio de 2023, o Fiat Cronos comemorou o marco de 300 mil unidades produzidas na fábrica da Stellantis em Ferreyra, em Córdoba, na Argentina. O sedã é o único veículo de passeio da marca Fiat que não é fabricado no Brasil. O marco de 200 mil unidades vendidas por aqui acontecendo um ano depois reflete o protagonismo do sedã em seu país de origem, onde tem constantemente figurado como o carro mais vendido.
O Cronos Drive 1.0 traz o motor Firefly de 3 cilindros entregando até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O câmbio é sempre manual de 5 marchas. Entre os principais itens de série, já traz ar-condicionado, multimídia com tela de 7" e sensor de estacionamento traseiro, entre outros.
A versão Drive 1.3 acrescenta itens como o assistente de partida em rampa, por exemplo, enquanto a Precision 1.3, mais completa, já agrega chave presencial, bancos de couro e câmera de ré. Os modelos 1.3 trazem o motor Firefly de quatro cilindros capaz de entregar até 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Nos modelos Drive 1.3, há opção entre o câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT com simulação de 7 velocidades. O Precision tem apenas a transmissão CVT.
Em 2022, quando o Fiat Cronos foi reestilizado, a fabricante aproveitou para retirar a opção de quatro airbags, o que era oferecido só na versão Precision. Desde então, o sedã tem somente duas bolsas infláveis em todas as variantes. Virou um problema, pois carro foi testado pelo LatinNCAP no ano anterior e recebeu nota zero na ocasião.
Na época, a Stellantis prometeu que iria oferecer mais segurança e só agora isso deve acontecer, com a adição de mais airbags. No recente lançamento do Fastback na Argentina, o time de executivos na Fiat confirmou que fará as mudanças para o sedã ficar menos inseguro, revelando que o Cronos novamente terá versões com airbags laterais.
Apesar do anúncio, os executivos não deram detalhes se o sedã compacto terá quatro airbags de série ou somente na versão topo de linha, como era antes da reestilização, ou mesmo se será um item opcional. Também não comentaram se o hatch Argo também receberá os itens de segurança. É uma alteração muito necessária, considerando que todos os rivais tanto do Cronos quanto do Argo trazem quatro ou seis airbags de série.
A má notícia é que, ainda assim, isso irá demorar. A adição dos airbags extras está previsto para acontecer somente em março do ano que vem, quando o Cronos receberá mais uma reestilização, esta bem leve e recebendo mais equipamentos. Motor1.com Argentina fala sobre mudanças na motorização e lembra que o carro ainda não conta com o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm. Com os planos de reduzir as emissões, a adoção da motorização turbo será necessária.
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