A Toyota aumentou sua linha nos EUA recentemente com novos modelos como o Crown e o Grand Highlander, mas ainda falta um veículo: uma picape compacta, ou intermediária para os padrões brasileiros. As picapes estão maiores do que nunca, permitindo que ofertas menores, como a Ford Maverick, encontrem muitos compradores.
Apesar deste segmento por lá estar em pleno crescimento, a Toyota ainda não tem planos de oferecer uma concorrente para a Maverick, de acordo com Ted Ogawa, CEO da Toyota para a América do Norte. Ogawa disse à Automotive News que a empresa está "estudando essa área" e discutindo as possibilidades do segmento com seus chefes no Japão. Ele observou que as picapes compactas e médias oferecem uma oportunidade para a eletrificação, o que apresenta o desafio de manter o preço acessível.
A Maverick entrou em cena nos EUA com grande alarde graças ao seu preço acessível e ao trem de força híbrido como opção por lá. Hoje, a picape já está um pouco mais cara que em seu lançamento em 2022, mas isso não diminuiu as vendas. Elas aumentaram 26,5% no ano passado, para 94.054unidades, e as vendas aumentaram 82% nos primeiros três meses de 2024, com a Ford vendendo quase 40.000 unidades.
Originalmente, o Maverick tinha um preço sugerido abaixo de US$ 20.000, sem frete. Hoje, a Maverick básica com o motor EcoBoost 2.0 turbo custa a partir de US$ 25.515 (R$ 131,3 mil), incluindo frete. O híbrido é um pouco mais caro, custando US$ 27.015. No Brasil, a Maverick é vendida nas versões FX4, com tração integral e o motor 2.0 turbo a gasolina, saindo por R$ 227.200, e Hybrid com tração dianteira por R$ 237.200.
Toyota EPU Concept
Em fevereiro, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região revelou à agência Auto Data que existe uma negociação para produzir a caminhonete no complexo paulista após a introdução do inédito Yaris Cross, previsto para iniciar a produção no final de 2024.
O sindicato afirma que esta picape anti-Toro da Toyota virá já com motor híbrido, seguindo a proposta da empresa de que todos os seus novos lançamentos em qualquer mercado teriam uma opção eletrificada. Seria uma boa forma de diferenciá-la no segmento, já que ainda não existe uma versão híbrida.
Outra informação revelada pelo sindicato é que essa picape só chegaria após 2027, por conta do tempo necessário para preparar a linha de montagem. O assunto ainda está em discussão dentro da fabricante, que realiza reuniões com o sindicato para discutir os futuros investimentos. Oficialmente, a Toyota diz que não discute planos futuros, mas reafirma o compromisso de investir no Brasil.
Fonte: Automotive News
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