Até o final da década, os carros na Califórnia poderão alertá-lo caso você exceda o limite de velocidade. O Senado do estado aprovou uma nova legislação, exigindo que todos os veículos vendidos ou fabricados na Califórnia tenham limitadores de velocidade passivos a partir de 2027. A lei pede que metade de todos os veículos novos tenha a tecnologia até 2029, antes que todos os carros sejam obrigados a tê-la a partir de 2032.
O sistema passivo, que a lei não exige em veículos de emergência, alertaria o motorista se ele excedesse o limite de velocidade de uma estrada em 10 milhas por hora (16 km/h), emitindo avisos sonoros e visuais para reduzir a velocidade. A nova regulamentação foi aprovada depois que autoridades de segurança viária dos EUA exigissem a tecnologia de assistente inteligente de velocidade (ISA) em carros novos que alertam os motoristas sobre excesso de velocidade. A legislação ainda precisa passar por uma votação na Assembleia da Califórnia antes de se tornar lei, o que deve acontecer até 31 de agosto.
O objetivo da lei é reduzir os acidentes e as fatalidades relacionados ao excesso de velocidade. Um terço das mortes no trânsito da Califórnia entre 2017 e 2021 foram atribuídas ao excesso de velocidade. "Essas mortes podem ser evitadas", disse o patrocinador do projeto de lei, Scott Wiener, em um comunicado. Ele também ressaltou que as escolhas políticas permitiram que essas mortes acontecessem.
Os ISAs, disponíveis nas formas passiva e ativa, chegaram à França já na década de 1980. Os sistemas passivos não impedem que os motoristas ultrapassem o limite de velocidade, enquanto os sistemas ativos limitam fisicamente a velocidade do veículo, dificultando ou impedindo que se ultrapasse o limite.
A lei da Califórnia, SB 961, é semelhante a uma regra que entrará em vigor na União Europeia este ano, que exigirá que todos os carros vendidos na região tenham limitadores passivos que alertem o motorista de forma audível e visual. A Volvo anunciou, em 2020, que iria voluntariamente limitar seus novos veículos a 180 km/h.
Fonte: California Senator Scott Wiener via Road and Track
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