A Honda acaba de anunciar o lançamento da linha 2025 do Civic nos Estados Unidos com importantes novidades. Por fora, o modelo estreia facelift e renova o desenho da carroceria com para-choques redesenhados, lanternas revistas, grade frontal com nova grelha, rodas inéditas e paleta de cores atualizada. Já por dentro, mais especificamente debaixo do capô, ganha conjunto híbrido atualizado e disponível em mais versões do portfólio.
A partir de agora, diz a Honda, o conjunto eletrificado passa a ser oferecido para as variantes Sport Hybrid e Sport Touring Hybrid, tanto na carroceria sedã quanto na hatchback. Segundo estimativas da marca, as configurações híbridas serão responsáveis por 40% das vendas totais do Civic nos EUA, sendo os demais 60% divididos entre os acabamentos LX (somente sedã) e Sport - não eletrificados e equipados com motor 2.0 aspirado.
Detalhes específicos sobre a motorização não foram divulgados, mas a Honda confirma que o conjunto é formado por dois motores elétricos associados ao propulsor 2.0 de quatro cilindros de ciclo Atkinson, gerando 203 cv de potência e 32 kgfm de torque máximo. Na prática, os números fazem do Civic híbrido o mais poderoso de todos os tempos depois do esportivo Type R (mais até do que o Si). Além disso, o modelo impressiona pelo consumo: 21,2 km/l na classificação EPA.
O motor 1.5 turbo de 183 cv oferecido até então sai de linha e, com isso, o Civic 2025 nos Estados Unidos passa a ser unicamente híbrido ou aspirado. Apenas o Civic Si, vendido como modelo separado, segue com motorização turbo de 203 cv e 26,5 kgfm de torque.
Na cabine, todas as versões híbridas agora têm plásticos em cinza e, no caso do modelo Sport Hybrid, são de série teto solar, bancos dianteiros aquecidos e ar-condicionado de zona dupla. O Sport Touring Hybrid adiciona bancos em couro, sistema de áudio premium Bose de 12 alto-falantes, tela sensível ao toque de 9 polegadas com compatibilidade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto e um carregador de smartphone sem fio.
Na carroceria sedã, o Civic é produzido na fábrica de Alliston, Ontário, Canadá, enquanto na variante Hatchback o modelo tem produção concentrada em Greensburg, Indiana, EUA. Já o conjunto híbrido é montado em Ohio.
Civic e:HEV no Brasil
Importado da Tailândia, o Civic e:HEV chega ao Brasil com conjunto mecânico formado por motor 2.0 a combustão aspirado de ciclo Atkinson (com injeção direta de gasolina), associado a dois propulsores elétricos, sendo um gerador e o outro propulsor. O motor tradicional gera 143 cv (a 6.000 rpm) e 19,1 kgfm (a 4.500 rpm), enquanto o EV entrega 184 cv e 32,1 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 1,05 kWh.
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